MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois disso, são automaticamente retiradas do sistema.

Figura 1: Painel central do Tríptico “A Missa de s. Gregório” – séc. XV – Museu Cluny de Idade Média (Paris)

Objetivos
O período medieval é aquele do auge da produção e proliferação das imagens cristãs no Ocidente. A concepção da própria ideia de imagem, suas funções na relação primordial entre instituição eclesial e fiéis com a dimensão espiritual não foi sempre a mesma em todo o período, nem os debates que envolveram os temas relativos à representação foram sempre pacíficos. No entanto, as teorias e as práticas ligadas à noção de imagem desenvolvidas ao longo da Idade Média marcaram duravelmente nossa maneira de nos relacionarmos com os objetos visíveis.

O objetivo principal deste curso é apresentar e discutir um conceito geral absolutamente fundamental para a compreensão da função social das imagens medievais e de sua singularidade na história da arte ocidental, o de “materialidade” (posto que falamos de relíquias e relicários, esculturas e suas matérias respectivas, pinturas e seus suportes ou médiuns, manuscritos com suas múltiplas linguagens majoritariamente dispostas sobre uma pele, toda ornamentação de um edifício eclesial em sua concretude arquitetural etc.) Este conceito geral será subdividido em noções técnicas que nos guiarão para um entendimento mais minucioso do que isso significa: “imagem-corpo”, “imagem-relíquia” e “imagem-objeto”.

Consideramos que a apresentação de tais noções responde à natureza mesma do acervo constituído pelo Museu de Arte Sacra de São Paulo, visto que os limites do processo histórico de acentuação do aspecto material das imagens medievais se dão entre os séculos XV e XVII.

Conteúdo
16 de abril de 2024 (terça-feira)
Aula 1: Imagem-relíquia e Imagem-corpo
– definição da imago na Idade Média
– tornar visível o invisível através do corpo

23 de abril de 2024 (terça-feira)
Aula 2: Imagem-objeto
– superar a representação
– presentação e presentificação das imagens
– sobre a eficácia das imagens: visibilidade ou presença?

30 de abril de 2024 (terça-feira)
Aula 3: A materialidade das imagens
– corpo, matéria, materialidade
– em direção a uma outra imagem da modernidade

Prof. João Gomes é bacharel em História (PUC-SP) e mestre em História Social (Unesp). Passou um período de pouco mais quatro anos de pesquisas em História Medieval na França junto à l’Université de Paris-I La Sorbonne e da École Pratique des Hautes Études. Foi professor substituto na disciplina de História Medieval I na Unesp-Franca, professor especialista visitante na Unicamp onde tratou da “arqueologia histórica da multidão na Idade Média”. Ministrou cursos na PUC-SP, no CPF-SESC-SP (Centro de Pesquisa e Formação), na FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) na Tapera Taperá, na Casa Tombada, no espaço Lux, na La Matrioska-uma escola de luta, no Razão Inadequada, no Atelier Paulista entre outros, onde tratou de temas como o da imagem impossível da multidão e de outros relativos aos desenvolvimentos teóricos atuais para a compreensão das imagens medievais.

É tradutor de Maurice Blanchot, Georges Bataille, Albert Camus, Jérôme Baschet e Michael Löwy. Possui publicações acadêmicas em periódicos e obras coletivas no Brasil e na França

Período: 16/23/30 de abril de 2024 (terças-feiras)
Horário: Das 17 às 19 horas
Valor: R$ 145,00
Carga horária: 6h
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
CERTIFICADO ENVIADO POR E-MAIL
As aulas serão ministradas online na plataforma Zoom.

Bibliografia

BASCHET, “Introduction: L’image-objet”, L’Iconographie Médiévale, Paris, Gallimard, 2008, p. 25-66.
BASCHET, « Le lieu rituel et son décor », L’Iconographie Médiévale, p. 67-101.
BASCHET, J.-C. BONNE e P.-O. DITTMAR, Le Monde Roman. Par-delà le bien et le mal, Paris, Arkhê, 2012.
J.-C. BONNE, « Représentation médiévale et lieu sacré », em Sofia Boesch Gajano et Lucetta Scaraffia (éd.), Luoghi sacri e spazi della santità, Actes d’un colloque organisé par le Dipartimento di culture comparate dell’Università dell’Aquila et le Dipartimento di studi storici dell’Università de Rome, I-La Sapienza, 27-31 octobre, 1987, Turin, Rosenberg; Sellier, 1990.
J.-C. BONNE, « Entre l’image et la matière: la choséité du sacré en Occident », em Jean-Marie Sansterre et Jean-Claude Schmitt (éd.), Les images dans les sociétés médiévales: pour une histoire comparée. Actes du colloque international organisé par l’Institut historique belge de Rome en collaboration avec l’École française de Rome et l’Université libre de Bruxelles (Rome, Academia Belgica, 19-20 juin 1998), Bruxelles-Rome, Institut historique belge de Rome, 1999, p. 77-111.
W. BYNUM, Christian Materiality. An essay on religion in Late Medieval Europe, New York, Zone Books, 2011.
DONKIN, “Marking the ground in liturgy. Scripture and Learning”, Images, signes et paroles dans l’Occident Médiéval, études réunis par R. M. Dessì e D. Méhu, Turnhout, Brepols, p. 63-80.
L. KESSLER, « Matter », Seeing Medieval Art, Peterborough, Orchard Park, Broadview Press, 2004, p. 19-44
J.-C. SCHMITT, “Introdução”, O Corpo das Imagens. Ensaios sobre a cultura visual na Idade Média, Bauru, EDUSC, 2007, p. 11-22.
J.-C. SCHMITT, Les Images Médiévales. La figure et le corps, Paris, Gallimard, 2023.
Compartilhar