MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois disso, são automaticamente retiradas do sistema.

Para muitos, a palavra “museu” é sinônimo de “antigo”, “arcaico”, ou, até mesmo, de “ultrapassado”. Tal visão não poderia estar mais distante daquilo que o museu de fato, significa: um desejo de preservar, de cuidar e de zelar pela cultura material. Preservar é um ato de cuidado presente, o que faz dos espaços museológicos, portanto, como locais especiais de reflexão sobre a atualidade.

O curso pretende refletir sobre o museu como uma atitude afirmativa do presente, da memória, do zelo das matérias e das ideias. Realizaremos um percurso por sua histórias, suas poéticas, suas propostas e seus acervos, o que nos ajudará a compreender o diálogo do museu com a sociedade, o público, os curadores e o Tempo.       

14 de março de 2025
AULA 1 – A memória e as coisas: guardar, preservar, exibir – reflexões acerca dos conceitos de memória, História, patrimônio e conservação. O desejo de guardar coisas. 

21 de março de 2025
AULA 2 – Do “templo das musas” até o gosto de colecionar. A trajetória das coleções da Antiguidade até o século XVII. Formas de preservar. Destruição e construção da cultura material.

28 de março de 2025
AULA 3 – Os séculos XVIII e XIX: as atualizações do “moderno” e o mercado das artes. O nacionalismo, a memória coletiva, a constituição das instituições públicas e privadas.

04 de abril de 2025
AULA 4 – o museu entre censuras e perseguições. As guerras, os saques e as destruições materiais. Ideologias políticas e regimes autoritários face à preservação histórica. O caso no nazi-fascismo, Realismo Socialista e outros episódios.      

11 de abril de 2025
AULA 5 –  As Poéticas do espaço museológico: do “Cubo Branco” ao interativo . Os museus de arte moderna e a proposta de “espaço neutro”. O caso MoMA e a experiência museológica da segunda metade do século XX.

25 de abril de 2025
AULA 6 – O mundo após 1989 e as novas propostas museais e curatoriais. O museu no pós Guerra Fria. As grandes exposições e os novos eixos temáticos. O olhar para as artes não ocidentais.

09 de maio de 2025
AULA 7 – Os museus brasileiros: histórico e percursos estéticos.

16 de maio de 2025
AULA 8 – O museu no século XXI. As novas propostas curatoriais, a interação com o público. Ressignificação do espaço museológico. O setor educativo. Novos eixos temáticos.    

PROFESSORA
Vanessa Beatriz Bortulucce é Pós-doutora pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005), é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Faculdade Casper Libero e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Sacra, Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, Estética dos regimes totalitários, História em Quadrinhos, História do Design, Teoria da Comunicação, Cinema, Indústria Cultural, tradução. Pesquisadora independente, possui em seu currículo artigos e livros que abordam a análise da imagem, em seus mais variados contextos.

Período: 14, 21, 28 de março, 04, 11, 25 de abril, 09 e 16 de maio de 2025
Horário: Das 17 às 19 horas
Valor: R$ 420,00
Carga horária: 16 h
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br – Inscrições até dia 10 de março de 2025
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
CERTIFICADO
As aulas serão ministradas online na plataforma Zoom.

foto: domínio publico

CHAGAS, Mário. Museália. Rio de Janeiro: J C Editora, 1996, 186 p.
FUNARI, Pedro Paulo Abreu e PELEGRINI, Sandra C. A. Patrimônio Histórico e Cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
SOARES, Bruno B. Pensar os Museus: Mito, História, Tradição. Rio de Janeiro: Nau, 2023.

Bibliografia
CHAGAS, Mário. Museália. Rio de Janeiro: J C Editora, 1996, 186 p.
FUNARI, Pedro Paulo Abreu e PELEGRINI, Sandra C. A. Patrimônio Histórico e Cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
SOARES, Bruno B. Pensar os Museus: Mito, História, Tradição. Rio de Janeiro: Nau, 2023.

Bibliografia
CHAGAS, Mário. Museália. Rio de Janeiro: J C Editora, 1996, 186 p.
FUNARI, Pedro Paulo Abreu e PELEGRINI, Sandra C. A. Patrimônio Histórico e Cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
SOARES, Bruno B. Pensar os Museus: Mito, História, Tradição. Rio de Janeiro: Nau, 2023.
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