Objetivo Geral:
Apresentar um estudo sobre o barroco brasileiro a partir do olhar da Idade Média, discutindo a produção, a circulação e a apropriação de representações que qualificam a arte brasileira do período colonial e a maneira como representou a cultura feudal, cristã e teocêntrica de tradição medieval.  O curso pretende entender o papel da arte como meio de transmissão de cultura e apresentar como a cultura brasileira se apropriou de valores construídos na Idade Média e que se ambientaram durante o período colonial com a presença dos portugueses.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
– Apresentar a arte, a cultura e a simbologia como material reflexivo;
– Analisar, criticar e contextualizar as obras de arte;
– Mostrar a arte como um campo interdisciplinar do conhecimento: Literatura, História, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia, etc.;
– Escolher temas específicos para diversos trabalhos de pesquisa e estimular a produção de projetos em que a utilização da arte e da cultura esteja presente.

CONTEÚDO

03 de fevereiro 2020
AULA  01 – Imagens do novo mundo: a descoberta na visão medieval dos seus conquistadores
O Brasil no relato e nas imagens dos viajantes europeus. Visões de paraíso e de inferno. Monstros e seres fantásticos.

04 de fevereiro 2020
AULA  02 – O medo transplantado: o engenho e o feudo
O medo. As fortalezas e os fortes. As capitanias hereditárias brasileiras e os feudos medievais, a arquitetura dos engenhos e a casa bandeirista. A família patriarcal, a servidão e a escravidão.

05 de fevereiro 2020
AULA 03 – A expansão do cristianismo e a nova cruzada: Brasil
A América como a fronteira da nova cruzada. A história do Cristianismo no Brasil. Como a religião cristã colonial adaptou convenções medievais europeias às tradições indígenas e africanas. Heresias e a Inquisição no Brasil. Bruxas, curandeiros e benzedeiras. A nova terra como palco de velhas superstições.

06 de fevereiro 2020
AULA 04 – A adaptação de modelos europeus: a arquitetura das igrejas
A arte como manifestação do sagrado e como expressão religiosa. Teocentrismo medieval versus antropocentrismo clássico. A emergência da concepção barroca nas artes arquitetônicas e imagéticas. As grandes igrejas brasileiras.

10 de fevereiro 2020
AULA 05 – Ordens Religiosas, Ordens Terceiras e Irmandades.
 As Ordens religiosas, suas origens medievais, as devoções e o fazer artístico de seus religiosos.

A tradição das ordens terceiras e das irmandades do Brasil colonial. A herança medieval das associações religiosas de irmãos leigos: patronos, festas, sociabilidades.

11 de fevereiro 2020
AULA 06 – Iconografia cristã
O Concílio de Trento e o Barroco: uma reafirmação dos Concílios da Antiguidade e da Idade Média. A imagem que educa. Análise e identificação de elementos iconográficos e símbolos religiosos do Barroco e a reafirmação da teologia medieval. O embate na arte entre o paganismo e o cristianismo romanizado. A vida dos santos e as hagiografias.

12 de fevereiro 2020
AULA 07 – Vaidade, Tempo e Morte
A iconografia referente à morte e ao apocalipse encara, de maneira frágil e moralista, a questão do tempo e a necessidade de uma vida santificada. A existência é vista de maneira passageira, no qual, todos sucumbem à morte e à ação do tempo. Temos, aqui, as pinturas de Vânitas que apresentam uma grande quantidade de alegorias medievais a respeito da morte e retratam um conteúdo moralizante com partituras, caveiras, ampulhetas e velas.

13 de fevereiro 2020
AULA 08 – O fazer artístico: padres, irmãos e as corporações de ofício
Artistas e corporações de ofício na Idade Média. Artistas e corporações de ofício no Brasil colonial. O trabalho coletivo. A formação do artista. A troca e a circulação de informações.

A quem se destina:
O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.

Marcos Horácio Gomes Dias
é Doutor em História Social pela PUC-SP; Mestre em História Social pela USP; pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pelo Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Bacharel em Ciências Sociais pela USP. Tem experiência na área de História e Sociologia, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arte; História do Barroco e do Rococó; Arte e Cultura em Minas Gerais; Neoclássico, Império e século XIX no Brasil; Teoria da Cultura; Patrimônio Histórico; História da Produção da Imagem; Teoria da Comunicação e Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira.

Período: de 03 a 13 de fevereiro de 2020 (08 dias de aulas)
Aulas: das 14h às 16h30 (intervalo para o café)
Valor: R$ 400,00 à vista ou R$ 460,00 (02 vezes)
Informações: (11) 5627-5393
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito no local: Rua Jorge Miranda, 43

No final do curso o aluno receberá o certificado.