MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois disso, são automaticamente retiradas do sistema.

O curso tem como objetivo apresentar a importância dos grandes monumentos situados na cidade de Roma para a compreensão dos dados históricos de sua construção e o posterior desenvolvimento do contato com esse patrimônio cultural. Hoje, ao visitar a “cidade eterna” ainda é possível visualizar essas grandes estruturas, um legado que remete não somente a um passado áureo, mas também à sobreposição de camadas ao longo dos séculos. O curso procura abordar o lapso temporal que compreende as construções no âmbito da grande Capital, mas, também, o que essas edificações passaram após a Queda do Império: foram delapidações, arruinamentos, reutilizações e adequações, até chegar aos mais recentes processos de escavação, musealização e restauração.

14 de setembro de 2023
Aula 1. O fascínio de Roma e o entretenimento público
Na primeira aula, iniciaremos com uma visão panorâmica sobre a cronologia e distribuição em Roma dos grandes monumentos que serão abordados ao longo do curso e vamos nos concentrar nos equipamentos ligados ao entretenimento público, estruturas fundamentais para o desenvolvimento urbano de Roma e que até hoje marcam a paisagem da cidade:
Coliseu (o também conhecido Anfiteatro Flavio foi construído no século I e se tornou um dos mais emblemáticos monumentos dessa cidade);
Circo Máximo (a maior arena de entretenimento de Roma, sua construção estava ligada aos palácios imperiais no Monte Palatino);
Teatro Marcelo (antigo teatro a céu aberto, cujas estruturas passaram por grandes alterações).

21 de setembro de 2023
Aula 2. A infraestrutura e as termas
Nessa aula nos dedicaremos às grandes obras de infraestrutura que foram fundamentais para o desenvolvimento da Capital como as estradas e a constituição da rede de águas através dos vestígios que são visíveis até hoje:
a Via Appia antica (uma das estradas mais conhecidas de Roma, estratégica para a conexão com o Oriente Médio);
– o aqueduto Acqua Claudia (através de um dos trechos mais bem preservados que se encontra no Parque dos Aquedutos, nos arredores da região central);
– as Termas de Caracalla (uma das referências mais monumentais que permite verificar como era a organização do programa das termas).

28 de setembro de 2023
Aula 3. Os monumentos de culto
Nessa aula, nos dedicaremos aos grandes monumentos visíveis hoje em Roma que originalmente foram dedicados aos cultos, sejam de caráter religioso, comemorativo ou fúnebre:
– o Panteão (cuja origem remonta ao século I e II, um dos edifícios mais estudados na história da arquitetura pela conformação da solução de sua cúpula com óculo);
– o Altar Ara Pacis (edificado no período de Augusto para a celebração do período de Pax Romana);
– o Mausoléu de Augusto e o Mausoléu Adriano – atual Castelo Sant`Angelo (ambas estruturas funerárias que foram amplamente modificadas no decorrer dos séculos).

05 de outubro de 2023
Aula 4. A sobreposição da Cristandade
Nessa última aula serão apresentadas algumas das proeminentes Igrejas da Cristandade situadas em Roma com suas evidentes interfaces com a origem romana:
– a Basílica de São Pedro (cuja origem remonta ao Circo de Nero);
– a Basílica de São Clemente (com vários níveis de subsolo visitáveis, sendo que o registro mais antigo remonta à Era Republicana);
Igreja de Santa Maria dos Anjos e dos Mártires (constituída sobre uma área da antiga Terma de Diocleciano no Monte Quirinal).

Docente:
Angela Rosch Rodrigues é doutora (2017) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP) em História e fundamentos da arquitetura e urbanismo na área de conservação do patrimônio cultural; período de pesquisa na Sapienza Università di Roma (2015-2016); apoio FAPESP. Realizou mestrado (2011) pela FAU USP em História e fundamentos da arquitetura e urbanismo, na área de conservação do patrimônio cultural; apoio FAPESP. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (1998). Realizou pós-doutorado na FAU USP (2018-2022) na área de História e teoria da arquitetura com períodos de pesquisa na Sapienza Università de Roma (2019-2020 e 2021-2022), apoio FAPESP. Atua como pesquisadora e docente nas áreas de história e teoria da arquitetura e urbanismo, e patrimônio cultural.

Datas: 14, 21, 28 de setembro e 05 de outubro de 2023 (quintas-feiras)
Aulas: das 17h00 às 19h00
Valor: R$ 200,00 à vista
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
Instituição: Museu de Arte Sacra de São Paulo
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.

Ao final do curso o aluno receberá o certificado de participação