Professor: Plinio Freire Gomes

É autor de Um herege vai ao paraíso (Companhia das Letras). Graduou-se e fez mestrado em história, na Universidade de São Paulo. Viveu durante quase duas décadas no exterior, entre a Europa e o Oriente Médio. Leciona nos museus Masp, Museu de Arte Sacra e Mam; e em instituições como Casa do Saber, Centro Universitário Maria Antonia, Instituto de Cultura Árabe e Areté (Centro de Cultura Helênica). Há seis anos coordena o grupo de “Estudos da Arte”, atuando também como membro fundador do coletivo Lente Cultural, na Livraria Martins Fontes. Atualmente apresenta conferências e cursos sobre história da arte, com foco nos períodos helenístico, romano e renascentista. Mas sua principal área de atuação é a cultura islâmica. Participa ainda, na condição de especialista, em projetos de viagem com foco em países como Itália, Espanha, Marrocos, Irã, Índia, China e Japão.

Fundado por Ciro, em 550 a.C., o império persa talvez tenha sido a primeira superpotência da história. Mas o povo nômade responsável por esta obra-prima de engenharia política, forjou também um complexo burocrático, religioso e artístico que influenciaria de forma duradoura as futuras civilizações orientais (o Islam em particular). De fato, a Pérsia teve para a Ásia papel comparável ao que os antigos gregos tiveram para o mundo ocidental: foi modelo, paradigma, fonte de inspiração.

O curso aborda a origem e o desenvolvimento desta brilhante civilização. Tentaremos, sobretudo, acessar o sentido de coerência, estabilidade e autoconfiança que permeava sua produção estética. Porque, à maneira das ruínas gregas, monumentos como Pasárgada ou Persépolis também deixaram uma marca insubstituível na história. Eram uma variante “clássica”, que germinou no Oriente.


12 de março de 2019
1. A encruzilhada centro-asiática
A geografia iraniana, entre cordilheiras e desertos. A migração indo-ariana (1500 a.C.). Cavalos persas, a riqueza nativa que atraía interesses de reis mesopotâmicos. Tesouros de Ziwiye – Saqqez, a gênese da linguagem artística persa. Zoroastro, o profeta do monoteísmo.

19 de março de 2019
2. A fundação do Império
As federações nômades e a unificação entre medas e persas. A era dos grandes dinastas: Ciro, Dario, Xerxes (550-465 a.C.). A primeira declaração de direitos. As capitais cerimoniais: Pasárgada e Persépolis.

26 de março de 2019
3.Guerras do fim do mundo
As províncias ocidentais: egípcios, gregos e fenícios sob domínio persa. Guerras Médicas: as cidades-estado lideradas por Atenas e Esparta derrotam a superpotência. Como Alexandre, o “Terrível”, prevaleceu sobre Dario III e conquistou o mundo? O reino Greco-Bactriano (250-125 a.C.): sincretismo helenístico-iraniano.

02 de abril de 2019
4. Civilização persa: a consolidação
A rivalidade com Roma, de Trajano a Valeriano. O tabuleiro cultural asiático: Armênia, Índia, China. Partas, sassânidas e o retorno das tradições iranianas. Do zoroastrismo ao advento do Islam.


Datas: 12, 19 e 26 de Março e 02 de Abril de 2019 (terças-feiras)
Horário: das 14h00 as 16h30 (intervalo para o café)
Carga horária: 10 horas
Valor: R$ 300,00 a vista (depósito ou dinheiro) – R$ 360,00 parcelado ou no cartão (03 vezes)
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo.
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metro Tiradentes.
Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso):  Rua Jorge Miranda, 43 (sujeito à lotação)

Compartilhar