O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS-SP, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, abre a exposição A Alma do Colecionador, com curadoria de Isabella Blanco e Jorge Brandão. Com o objetivo de oferecer espaço para as mais variadas coleções – de livros raros a antiguidades natalinas, de bicicletas clássicas a cachimbos e relógios, xícaras e esculturas de cristal, entre muitos outros -, a mostra se move pelos valores, sentimentos, curiosidades, lembranças, sensos de beleza e estética de 30 colecionadores, aqui levados à condição de protagonistas.

Os ingleses, talvez o povo que mais cultiva o colecionismo, costumam dizer que “beauty is in the eye of the beholder” (“a beleza está nos olhos de quem vê”). O que pode parecer banal para alguém, pode não ser para outrem. Um objeto em formato de coruja, por exemplo, pode não representar absolutamente nada para a maioria das pessoas, mas, ao mesmo tempo, pode ser uma obsessão para outros. Neste contexto, A Alma do Colecionador apresenta uma vasta gama de itens de colecionismo, sejam eles históricos, artísticos, lúdicos, curiosos ou sui-generis. A proposta curatorial busca “penetrar, ainda que sorrateiramente, na alma dos convidados e incentiva-los a exibir suas peças, ressaltando suas curiosidades e nos envolvendo neste universo infindo, materializado em forma de coleção.”, comenta Jorge Brandão. Citando algumas peças que o público encontrará na mostra, temos uma parte do conjunto de esculturas negras do chef Olivier Anquier, todas escolhidas e adquiridas por ele, dentro do Brasil; objetos em formato de elefante, da atriz Etty Fraser; relógios da extensa coleção de José Oswaldo de Paula Santos, sendo alguns da marca francesa Lalique, outros oriundos da Itália, Alemanha, Espanha e Áustria; Fábio Arruda apresenta um recorte de suas peças em forma de hipopótamo; algumas xícaras raras da coleção de Cláudia Matarazzo; entre diversas outras.

O projeto expográfico é composto de baús – um por coleção -, visando nos remeter às arcas de tesouros e outras preciosidades, os quais irão acondicionar as peças selecionadas por cada colecionador, que, por sua vez, levarão apenas uma parte de seus acervos. No catálogo da mostra, depoimentos pessoais narram a história de cada conjunto. Desta forma, ao contemplar toda gama de coleções e suas origens, o Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS-SP cumpre a missão de incentivar e divulgar o ato de colecionar. “E, quem sabe, chegaremos a compreender, um instante que seja, a alma do colecionador e o prazer que esta prática encerra.”, nas palavra de Isabella Blanco.


Exposição: A Alma do Colecionador 

Colecionadores:Agnelo Pacheco, Alice Carta, Alysson Camacho, Anne Colesanti, Antonio Henrique da Cunha Bueno, Ary Casagrande, Bernardo Marim Neto, Cláudia Beraldo, Cláudia Matarazzo, Dimas de Melo Pimenta, Edna Pontes Matosinho, Estela Marquesi, Etty Fraser, Fábio Arruda, Gabriel Lacerda Toianelli, Guilherme Camargo, João Paulo Toledo, José Francisco Queiroz, José Márcio Molfi, José Oswaldo de Paula Santos, Lais Helena Machado, Lola Melnick, Marcos Perassollo, Mari Marino, Miguel Giannini, Nicolau Amaral, Olivier Anquier, Reinaldo Jacob, Renato Maluf Volpe e Sidnei Paulo Diana.
Curadoria: Isabella Blanco e Jorge Brandão
Abertura: 28 de março de 2015, sábado, às 11h
Período: 29 de março a 31 de maio de 2015
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo – www.museuartesacra.org.br
Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo
Tel.: (11) 3326.3336 – agendamento de visitas monitoradas
Horário: Quarta a sexta-feira das 9h às 17h, sábado e domingo das 10h às 18h
Ingresso: R$6,00 (estudantes pagam meia entrada); Grátis aos sábados. Isentos: idosos acima de 60 anos, crianças até 7 anos, professores da rede pública (com identificação) e até 4 acompanhantes
Número de obras: cerca de 180
Dimensões: variadas


Imprensa

Museu de Arte Sacra de São Paulo – Balady Comunicação
Silvia Balady / Zeca Florentino
Tel.: (11) 3814-3382 – contato@balady.com.br

Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo
Natália Inzinna: (11) 2627-8162 – ninzinna@sp.gov.br
Jamille Menezes: (11) 2627-8243 – jmferreira@sp.gov.br

Compartilhar