OBJETIVO:
Estudar a história cultural da Alemanha a partir da visitação de 5 (cinco) cidades: Munique, Nuremberg, Dresden, Leipzig e Berlim.
A viagem irá concentrar-se em duas áreas culturais específicas: a música e as artes visuais. Ambas são manifestações artísticas que possuem relação especial com a história cultural da Alemanha. A música é parte notável na construção desse processo identitário, desde a prática vocal do medievo à música de concerto executada pelas grandes orquestras da modernidade, perpassando pela reforma protestante, pela ópera barroca, pela disseminação dos ideais iluministas durante o período clássico e romântico, pela política do regime nazista e pela queda do muro de Berlim. No que tange às artes visuais, será dada ênfase à esplêndida arquitetura presente nas cidades que compõem o roteiro, inserida em períodos distintos da história do país. Assim, o roteiro propõe uma imersão na história da Alemanha com a observação de edifícios diversos, de ruas, de igrejas, de memoriais, e de monumentos como o Portão de Brandemburgo, abrangendo um período que se estende desde a Idade Média até a época contemporânea.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
– Apresentar a arte e a cultura como material reflexivo;
– Debater acerca da análise, crítica e contextualização de obras de arte e do patrimônio artístico e cultural no contexto da história da Alemanha;
– Compreender a arte e a cultura como campos interdisciplinares do conhecimento: História, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Filosofia, etc.;

PROGRAMA:
18 de outubro de 2024: embarque São Paulo – horário : 18h15
30 de outubro de 2024: retorno a São Paulo – horário : 05h50
Aeroporto Internacional de Guarulhos
Endereço: Rod. Hélio Smidt, s/nº – Aeroporto, Guarulhos

19 e 21 de outubro de 2024 – MUNIQUE
Arquitetura de rua Palácio Nymphenburg (residência de verão de governantes da Baviera) Museu: Neue Pinakothek e/ou Glypthotek
*Evento musical: a definir conforme calendário da temporada cultural 2024/2025 que será disponibilizado na Alemanha no mês de agosto de 2024.

21 e 23 de outubro de 2024 – DRESDEN
Arquitetura de rua a partir da rota do bombardeio de Dresden, onde milhares de pessoas morreram durante a Segunda Guerra Mundial.
Museu: Gëmaldegalerie e/ou Albertinum
Igrejas: Kreuzkirche, Frauenkirche, Hofkirche
*Evento musical: a definir conforme calendário da temporada cultural 2024/2025 que será disponibilizado na Alemanha no mês de agosto de 2024.

23 e 25 de outubro de 2024– LEIPZIG
Arquitetura de rua e Rathaus (prefeitura)
Leipzig Hauptbahnhof: uma das maiores e mais belas estações ferroviárias da Europa.
Igrejas: Thomaskirche e Nicolaikirche
*Evento musical: a definir conforme calendário da temporada cultural 2024/2025 que será disponibilizado na Alemanha no mês de agosto de 2024.

25 e 27 de outubro de 2024 – NURENBERG
Arquitetura de rua: Centro antigo e parte nova da cidade, contemplando as áreas de desfile do partido nazista – complexo de construções ordenado por Hitler
Museu: Casa de Dürer
Igrejas: St Sebald, Frauenkirche, St Lorentz
*Evento musical: apreciação dos órgãos nas principais catedrais góticas do centro da cidade.

27 e 30 de outubro de 2024 – BERLIN
Arquitetura de rua: Holocaust-Mahnmal (Memorial do Holocausto), Muro de Berlim, Portão de Brandemburgo, Bunker (construído para abrigar cidadãos nas situações de bombardeio à cidade no contexto da Guerra Fria)
*Evento musical: a definir conforme calendário da temporada cultural 2024/2025 que será disponibilizado na Alemanha no mês de agosto de 2024.

Embarque ao Brasil: 17 de setembro de 2024 pela manhã
*Roteiro sujeito a alterações devido a comemorações religiosas ou atividades públicas que não são informadas ou planejadas com antecedência pelos seus organizadores.
Tanto as especificidades (grupos e artistas, locais dos eventos e conteúdo do programa dos concertos) quanto o valor dos eventos musicais não estão incluídos no programa e valor da viagem por serem condicionados à sua divulgação que ocorrerá somente ao final do mês de julho pelos órgãos culturais alemães.

As especificidades e os valores referentes aos eventos musicais serão adicionados ao programa da viagem no mês de agosto.

A QUEM SE DESTINA:
Estudantes, professores e profissionais de História, Comunicação Social, estudantes, professores e profissionais de Música, profissionais liberais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.

PROFESSORES:

Profª. Drª Vanessa Beatriz Bortulucce
Pós-doutora pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005), é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Faculdade Casper Libero e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Sacra, Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, Estética dos regimes totalitários, História em Quadrinhos, História do Design, Teoria da Comunicação, Cinema, Indústria Cultural, tradução. Pesquisadora independente, possui em seu currículo artigos e livros que abordam a análise da imagem, em seus mais variados contextos.

Prof. Me André Guimarães Rodrigo
Doutorando em Música na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Performance em Regência pela Universidade de São Paulo (ECA-USP), possui graduação em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na área de Música, com ênfase em regência e educação musical. Atualmente é regente do Coral ACIL de Leme e professor do Museu de Arte Sacra de São Paulo. Foi regente e fundador do Coral do MAS-SP (Museu de Arte Sacra de São Paulo), regente e fundador do Coro d’A Cappella (antigo Coral do Mosteiro – Mosteiro de São Bento – SP), regente do Cultura Inglesa Pop Choir e regente da Igreja Apostólica Armênia São Jorge. Desenvolveu trabalho de docência em regência coral no Projeto Canta São Paulo da Prefeitura de São Paulo e da história da música na Editora Paulus e na Revista Concerto.

Numero de noites: 11
19 a 21-out – Munique – Hotel Mercure City Center
21 a 23-out – Nuremberg – Hotel Holiday Inn City Center
23 a 25-out – Leipzig – Hotel NH Leipzig Centrum
25 a 27-out – Dresden – Hotel NH Dresden Altmarkt
27 a 30-out – Berlin – Hotel Maritim Pro Art

Hotéis categoria 4 estrelas, com localização privilegiada.
Parte Terrestre:
Preço por pessoa em apto duplo: Euros 6.515,00
Adicional para apto individual: Euros 1.275,00

Passagem aérea:
LH 507 18/OCT GRUFRA 1815 1050
LH 106 19/OCT FRAMUC 1315 1410
LH 197 30/OCT BERFRA 1740 1855
LH 506 30/OCT FRAGRU 2155 0550

Tarifa em classe econômica: USD 1.550,00 (inclui 1 bagagem despachada de 23 kg)
Não inclui reserva de assento antecipado

Nestes valores está incluído:
11 noites nos hotéis mencionados em apto standard, com café da manhã e taxas incluídos.
Transporte exclusivo para o grupo.
Guias locais para visitas nas cidades somente.
Os ingressos para os museus.
Acompanhante Brasileiro (representante da Paradiso).
Seguro viagem Assist Card AC 35 + Covid (a partir de 85 anos ou mais, não tem seguro Assist Card incluído, a seguradora não emite mais)
01 rádio receptor por pessoa.

Não está incluído:
Refeições e extras de caráter pessoal.

Condições de Pagamento:
Financiamento em até 08 x sem juros no boleto ou cartão de crédito, para pagamento até 30 Abril 2024.
Após esta data o financiamento será em até 05 x sem juros.
À vista 3% de desconto.

Condições de Cancelamento:
Cancelamento até 60 dias antes do embarque = cancelamento sem penalidades
Cancelamento de 59 dias a 30 dias antes do embarque = 30% de multa
Cancelamento de 29 dias a 07 dias antes do embarque = 50% de multa
Cancelamento a partir de 07 dias antes do embarque = 100% de multa

Passagem aérea é NÃO REEMBOLSÁVEL. Em caso de cancelamento o crédito fica no nome do passageiro com a cia aérea, mediante pagamento de multa e diferença de tarifa se houver.

Inscrições e informações: mfatima@museuartesacra.org.br – Inscrições até dia 01 de setembro de 2024
Informações: (11) 3322-5393 – (11) 98174-3483
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662

Compartilhar