O Museu de Arte sacra de São Paulo convida a todos para o simpósio: “Repensando o Barroco” que ocorrerá em julho de 2023. O Barroco apresenta-se como uma afirmação de determinados valores éticos e estéticos, ligados de forma eminente, embora não exclusivo, à Contra-Reforma católica e ao absolutismo monárquico. Há uma reavaliação decisiva dos elementos realistas, instantâneos e particulares da representação, mas também a atribuição de um estatuto de dignidade e autonomia à faculdade imaginativa, bem como o reconhecimento do papel central à capacidade de persuadir do artista. A atenção às intenções persuasivas da atividade criativa conduz também à afirmação de um ideal retórico da arte, que informa a busca os mais variados elementos expressivos e estilísticos: exagero decorativo, jogos de luz, curvas, busca da sagacidade e da surpresa, a preocupação com o uso simbólico dos temas etc. O barroco diz respeito não apenas à arquitetura, à escultura e à pintura, mas também à música, à literatura e à filosofia, que se desenvolveram de forma característica em cada país.

A arte sacra foi a grande manifestação cultural brasileira nesse período.  Iniciada como parte da decoração arquitetônica das capelas e igrejas, representava passagens da bíblia e da vida dos santos.  No início apresentava-se com formas simples. Aos poucos, essa arte foi adquirindo desenvoltura, cor, movimento e dramaticidade.  Surgiram os primeiros grandes nomes, alguns portugueses, outros mestiços, escravos ou mesmo filhos de escravos, que produziram o primeiro grande movimento da arte brasileira, comumente conhecido como Barroco.

O simpósio organizado pelo Museu de Arte Sacra de São Paulo tem a pretensão de reunir importantes historiadores da arte, historiadores da arquitetura, filósofos, historiadores culturais, teóricos arte e estudiosos da literatura para considerar os contornos específicos do Barroco, especialmente suas relações com a técnica, a imaginária, a iconografia, a alegoria, a decoração e o excesso, o tempo e a história. O evento pretende também pensar a conservação e preservação do patrimônio histórico e artístico que envolva o barroco nacional.

O simpósio realizado em conjunto com a exposição Fé, Engenho e Arte – Os Três Franciscos: mestres escultores na capitania da Minas do ouro, contará com a moderação e a participação de colaboradores do próprio Museu de Arte Sacra de São Paulo.  Os participantes terão a oportunidade de trocar experiências e explorar questões específicas do estilo por meio de palestras e exposições de especialistas e pesquisadores.  O evento pretende, sobretudo, criar a possibilidade de colaborações, criar visibilidade para trabalhos em andamento e ressaltar temas para pesquisas.

O conteúdo oferecerá embasamento para estudiosos da arte e da cultura, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, musicistas, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.


VAGAS ENCERRADAS


REALIZAÇÃO

O evento conta com a realização Museu de Arte Sacra de São Paulo, instituição que guarda um importante acervo da produção cultural brasileira do período barroco. A concepção e a organização do evento conta com as contribuições de Beatriz Augusta Correa Cruz (Museóloga – MAS/SP), Marcos Horácio Gomes Dias (MAS/SP) e Ramón Vieira Santos (MAS/SP).

FICHA TÉCNICA

Coordenação Geral
Beatriz Augusta Correa Cruz (Museóloga – MAS/SP)
Marcos Horácio Gomes Dias (MAS/SP)
Ramón Vieira Santos (MAS/SP)
Apoio Técnico
Célia Regina de Oliveira Leite
Claudio Severino de Oliveira
Herald Silva de Souza
José Iran Monteiro Sousa
Leandro Matthes Aurelli
Ligia Maria Paschoal Diniz
Luciana Ramos Barbosa
Maria de Fátima Miranda Paulino
Yasmine Machado Lima
INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Data: 08 de julho de 2023
Horário
: das 08:30h às 17:30h
Valor: R$90,00 (noventa reais) – incluso coffee break e almoço no Museu.

Obrigatório na inscrição fazer a opção do cardápio

Inscrições:
Informações: WhatsApp – 11 99466-6662 |
Vagas limitadas: 60
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Metrô Tiradentes
Estacionamento gratuito – Rua Jorge Miranda, 43 – Luz

Os participantes receberão o certificado de participação ao final do evento.

Programação

BAIXE A PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI


_08h30 – Boas-Vindas – Chegada e retirada de credenciais na entrada do evento – MAS/SP
_09h00 – Abertura – José Carlos Marçal de Barros (Diretor executivo – MAS-SP) e Beatriz Augusta Correa Cruz (Museóloga – MAS/SP)

MESA I – BARROCO: IMAGINÁRIA E IMAGINÁRIO
_09h15 – Dra. Wilma Tommaso – Santa Maria Madalena: heroína da Contrarreforma
– Dra. Karin Philippov – Repensando Aleijadinho sob a luz da estética gótica
– Dra. Lucia de Souza Dantas – Páthos e kátharsis na Estética Barroca
– Debatedora: Ms. Luciana Barbosa

_10h45 – Intervalo

MESA II – BARROCO: MÚSICA E NARRATIVIDADE
_11h15 – Ms. Denise Castilho Cocareli – Desafios para a performance da música vocal colonial brasileira em coros amadores da atualidade
– Dr. Paulo Castagna – Da música barroca ao patrimônio musical
– Debatedor: Dr. José Luis Landeira

_12h30 – Almoço (realizado no jardim do museu)

MESA III – BARROCO: AFRICANISMOS E ORIENTALISMOS
_14h00 – Ms. Plinio Freire Gomes – Em busca das fontes: o barroco e a integração entre o clássico e o islâmico.
– Dra. Silveli Maria de Toledo Russo – Elementos estilísticos de cariz luso-oriental reproduzidos no mobiliário do Brasil Colônia.
– Dra. Antonia Quintão – Irmandades Negras: Espaços de solidariedade, luta e resistência.
– Debatedor: Dra. Mirza Maria Baffi Pelliccotta

MESA IV – BARROCO: POVOS ORIGINÁRIOS
_15h30 – Dr. Percival Tirapeli – Atuação do escultor Giuseppe Brasanelli nas Missões Guarani-Jesuíticas: obras em São Miguel das Missões e Misiones Paraguaias.
– Dr. Mateus Nunes – Repensar o informe: hibridismos culturais na arte e na arquitetura do Pará nos séculos XVII e XVIII
– Debatedor: Dr. Marcos Horácio Gomes Dias

_16h30 – Visita à Exposição “Três Franciscos – Mestres Escultores na Capitania das Minas de Ouro” e Apresentação Coral – MAS
_17h30 – Encerramento


Conheça mais sobre os participantes do encontro


Dra. Wilma Tommaso

Doutora em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora no Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP); pesquisadora e Coordenadora do grupo de pesquisa Arte Sacra Contemporânea: História e Religião no LABÔ (Laboratório de Política, Comportamento e Mídia) PUC-SP; Membro Pesquisadora da Sociedade Brasileira de Teologia e Ciências da Religião (SOTER); Membro do atual Conselho da ACADEMIA MARIAL de Aparecida; Membro da ALALITE (Asociación Latino-Americana de Literatura y Teología). Autora dos livros O Cristo Pantocrator: Da origem às igrejas no Brasil na obra de Cláudio Pastro, Paulus (2017); Maria Madalena: História, Tradição e Lendas, Paulus (2020) e vários artigos publicados em livros e revistas acadêmicas.

Drª Karin Philippov

Pós-Doutora em Artes Visuais junto ao IA-UNESP. Pós-Doutora em História da Arte junto à EFLCH-UNIFESP. Doutora em História da Arte junto ao IFCH-UNICAMP. Docente de História da Arte do Museu de Arte Sacra de São Paulo. Autora de diversos artigos e capítulos de livro sobre Benedito Calixto, Aleijadinho, igrejas paulistanas, arte religiosa e sacra e museus, como o Museu de Arte Sacra de São Paulo.

Dra. Lucia de Souza Dantas

Graduada em Artes Plásticas (FAAP-SP/1995), é mestre em Filosofia (FSB-SP/2013) e doutora em Filosofia (PUC-SP/2019). Docente e palestrante há 25 anos, nas áreas de Filosofia, Estética e Semiótica, História e Teoria da Arte e Conservação e Perícia de obras de arte e Museologia. Trabalhou em diversos museus em centros culturais, de 1993 a 2007. Desde 2014 é professora do curso de Filosofia da Faculdade de São Bento – SP, onde coordena o Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEX) e o Grupo de Pesquisa Estética e Arte Sacra e do Projeto Cartografia Estética, em parceria com Museu de Arte Sacra de São Paulo. Professora e coordenadora da Ideia Viva – Escola de Cultura, desde 2020. Professora convidada da Escola da Cidade de 2020 a 2022. Desde 2015 coordena o Grupo de Pesquisa de Pragmatismo e Estética do Centro de Estudos de Pragmatismo, CNPq – CEP – PEPGFIL- PUC-SP. É membro do ICOM-BR (Internacional Council of Museums-Comitê brasileiro) desde 2009. É membro do GT de Semiótica e Pragmatismo da ANPOF desde 2016. 

Ms. Luciana Barbosa

Graduada em Jornalismo pela PUC-SP (2009), Especialista em Jornalismo Cultural pela FAAP (2011) e Mestre em Museologia pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da USP (2021). Possui também formação técnica em Museologia pelo Centro Paula Souza e atua na área desde 2014, participando de projetos em instituições culturais como o Museu Casa Guilherme de Almeida, o Centro Histórico e Cultural da Universidade Mackenzie e o Museu Histórico do Instituto Butantan. Desde 2020 atua como Técnica de Pesquisa no Museu de Arte Sacra de São Paulo, responsável pelos processos de gestão da documentação museológica e pelas atividades do Centro de Pesquisa e Referência do MAS.

Ms. Denise Castilho Cocareli

Doutoranda na área de Performance em Regência Coral pela ECA-USP, obteve título de Mestre em Música e é graduada em Licenciatura em Música pela mesma instituição, atuando, ao longo de sua formação acadêmica, especialmente nas áreas de Regência Coral e Educação Musical. Como parte do programa de doutorado, entre os anos de 2019 e 2022 foi regente assistente do Coro de Câmara Comunicantus (ECA-USP) e em 2023 está à frente do Coral da ECA-USP, sob orientação de Marco Antônio da Silva Ramos e Ricardo Ballestero. Há mais de dez anos atua em coros amadores com diferentes perfis e faixas etárias. Atualmente é regente titular do Coral do Museu de Arte Sacra de São Paulo e professora da área de canto coral da EMESP Tom Jobim (Escola de Música do Estado de São Paulo).

Dr. Paulo Castagna

Graduado e mestre pela ECA-USP e doutor pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da mesma universidade, além de graduado em Biologia no Instituto de Biociências da USP. Professor e pesquisador do Instituto de Artes da UNESP desde 1994, é colaborador do Museu da Música de Mariana desde 2001, pesquisador do CNPq (bolsista PQ) desde 2007, membro do Conselho Consultivo da Fundação CEREM (Centro de Referência Musicológica José Maria Neves) desde 2013 e coordenador do convênio entre a UNESP e a Fundação Theatro Municipal de São Paulo para a catalogação da Coleção Musicográfica do antigo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, a partir de 2022. Participa de encontros de musicologia na América Latina, Europa e Estados Unidos desde 1987, tendo coordenado vários deles no Brasil.

Dr. José Luis Landeira

Pós doutor em “Materialidades da Literatura” pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, formado em Línguas e Literaturas Neolatinas pela Universidade de Coimbra, mestre em Filologia e Língua Portuguesa (USP) e doutor em Linguagem e Educação (USP), é. Sua pesquisa incide sobre as relações entre a Idade Média e a Contemporaneidade; a Linguagem Artística e a Transcendência.

Ms Plinio Freire Gomes

Autor de Um herege vai ao paraíso (Companhia das Letras). Mestre em história pela USP, viveu durante dez anos em Florença, estudando o Renascimento; e seis no Oriente Médio, onde pesquisou arte e cultura islâmica. Realiza aulas on-line versando sobre a história dos Impérios e das relações entre Ocidente e Oriente. Atua como conferencista, tendo promovido cursos livres no Masp, Museu de Arte Sacra, Casa do Saber, Fundação Ema Klabin, Museu de Arte Moderna, Instituto de Cultura Árabe, Areté (Centro de Cultura Helênica) e Centro Universitário Maria Antonia/USP. É especialista da agência LATITUDES – Viagens de Conhecimento, realizando “aulas em campo” para contar a história onde ela aconteceu: entre as ruínas e os monumentos de países como Itália, Índia, China, Japão, Turquia, Marrocos, Tunísia, Jordânia, Líbano e Irã.

Dra. Silveli Maria de Toledo Russo

Licenciada em Artes Plásticas pela Universidade Estadual Paulista e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo; doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo; investigadora colaboradora no Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; pesquisadora no Museu de Arte Sacra de São Paulo e no grupo de pesquisa intitulado Barroco Ibero-Americano: Arquitetura e Cidade, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia; docente no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paulista. 

Dra. Antonia Quintão

Historiadora e Vice-Presidente no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, onde é responsável pela organização dos eventos referentes a Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024) ONU-Resolução 68/237. É Pós-Doutoranda na FEA/USP com pesquisa sobre a Diversidade Racial nas Organizações, pesquisadora no Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (Portugal), consultora na área de Diversidade e Inclusão, orientadora de pesquisas sobre Diversidade Racial nas Organizações. Como pedagoga também tem atuado na área de formação de professores e orientação para a aplicação da lei 10.639/2003. É autora de livros e capítulos sobre a história e cultura negra, Irmandades de Pretos e Negritudes. Em 2019 escreveu o capítulo intitulado: Africa in Brazil: Slavery, Integration, Exclusion no livro: Brazil-Africa: Relations Historical Dimensions and Contemporary Engagements, publicado pela Editora James Currey no Reino Unido.

Dra. Mirza Maria Baffi Pelliccotta

Graduada em História (UNICAMP, 1985), Mestre em História Social (UNICAMP, 1997), Doutora em História Cultural (UNICAMP, 2012) com estágio pós-doutoral em Turismo Cultural e Patrimônio Histórico (ECA USP, 2015/2017). Professora colaboradora na ECA USP (2017/2018), Professora Assistente (PUCCAMP, 1987-2005 e SENAC Águas de São Pedro, 1999-2003). Coordenadora do Departamento de Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas (2003/2013), idealizadora/autora do Programa de turismo cultural Conheça Campinas.

Dr. Percival Tirapeli

Prof. Dr. Titular em História da Arte Brasileira pelo Instituto de Artes da Unesp. Formado mestre e doutor pela ECA|USP. Autor de 30 livros sobre arte em especial sobre o barroco brasileiro e latino-americano. Destaque para as publicações: organizador de Igrejas de São Paulo: arte e fé com Laura Carneiro (2022); Arte dos Jesuítas na Ibero-América (Ed. Loyola, 2020); Patrimônio Cultural Latino Americano (Ed. SESC, 2018). Organizador de quatro simpósios latino-americanos na Faculdade de Filosofia do Mosteiro de São Bento junto ao Grupo de Pesquisa Barroco Memória Viva.

Dr. Mateus Nunes

Pesquisador de pós-doutorado em História da Arte e da Arquitetura na FAU USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo) com bolsa da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). É doutor em História da Arte pela Universidade de Lisboa e graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFPA (Universidade Federal do Pará). É professor do MASP (Museu de Arte de São Paulo) em cursos sobre barroco brasileiro e arte contemporânea paraense.

Dr. Marcos Horácio Gomes Dias

Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-2012), mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP-2000), pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP-1999), graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP-1995) e licenciado em História. Especializado em produção de material didático. Em 2017 foi curador e autor do catálogo da exposição “Doutores e Doutoras da Igreja: a Beleza do Testemunho da Vida e da Palavra” que aconteceu no Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS). Em 2020 lançou o livro “O Palácio de Deus e o Templo do Rei: Santos e Nobres na Arte de Minas Gerais do século XVIII” pela Ramalho Editora. Em 2015 foi eleito o melhor professor de Comunicação Social da Região Sudeste pela IMPRENSA Editorial (Revista Imprensa/Portal Imprensa).

Coral

O coral do Museu de Arte Sacra de São Paulo objetiva proporcionar uma atividade musical oferecendo um espaço para a integração e enriquecimento cultural dos membros envolvidos e, ao mesmo tempo, dialoga com a cidade de São Paulo ao apresentar-se em diferentes locais da metrópole. Servindo como um polo agregador, o Coral do Museu de Arte Sacra de São Paulo reúne seus participantes de visões e ideias afins, refletindo em seu resultado final sua forma de pensar e de se expressar. A atividade coral, não se resumindo somente ao canto, também seria um local onde se pode aprender a teoria musical, o solfejo, o domínio e controle técnico da voz, além do exercício da performance. Com o passar do tempo, o grupo amadurece e se aprimora, acumulando as experiências apreendidas em suas atividades e somando-as à bagagem pessoal de cada cantor. Com isso, o resultado artístico do grupo representa a sua origem e seu ideal.


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