HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO (FASE DE TRANSIÇÃO)

A Sala MAS na Estação Tiradentes permanecerá fechada durante a fase de transição do Plano São Paulo de Contingenciamento da Pandemia entre os dias 24 de Abril a 30 de Abril.

Portanto, a exposição “Qual é a Sua Cruz?” não estará aberta a visitação.

A Cruz, no território democrático, laico e plural das artes

Dinâmicas dos processos artísticos do centro-oeste brasileiro

Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em conformidade com todos os protocolos definidos pelas áreas competentes, traz para a Sala MAS/Metrô Tiradentes a exposição coletiva Qual é a sua Cruz?” composta por 70 cruzes elaboradas por 51 artistas do centro-oeste brasileiro; um recorte de uma coleção particular, sob curadoria de Daisy Estrá. “A coleção constrói uma narrativa imagética que acaba sendo sintética de uma das regiões mais ricas culturalmente do Brasil. (…..) Materiais inusitados, como chifres, couro de boi, casco e ossos de animais, pedras, cerâmica, lata, borracha, tecido, plástico e tantos outros materiais dialogam entre si, formando uma complexa rede de signos e símbolos. Essa polifonia a dialogar revela a identidade artística da região“, explica a curadora.

A coleção é oriunda de um projeto do artista Gervane de Paula, intitulado “Sofram Comigo” que, partindo de uma necessidade pessoal enquanto confeccionava suas próprias cruzes, convidou os demais artistas a responder plasticamente, resultando em um conjunto de estilos e narrativas variadas, onde podemos observar a criação e atitude individual de cada um.

Qual é a sua Cruz?” se propõe a fornecer ao público um entendimento melhor do centro-oeste brasileiro ao “abrir as portas” do cerrado de forma poética, sem cair nos estereótipos que mais confundem do que esclarecem. “Não há no projeto uma linha estética engessada e pode-se ver produções mais acadêmicas, até arte urbana, altamente contestadora e politizada. O que as une, no conjunto, é a criação de uma espécie de RG artístico da região em que atuam, trazendo nomes de gerações distintas para conversar com a contemporaneidade“, conclui Daisy Estrá.

BAIXAR EM PDF

Veja abaixo a reportagem especial sobre a exposição “Qual é a Sua Cruz?” exibida pela TV Brasil Oeste, filiada da Band no Mato Grosso.

Leia também o artigo do professor Laudenir Antonio Gonçalvez publicado na edição n.º 56 da Revista Arte e Crítica da ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte).

Exposição:Qual é sua Cruz?
Curadoria: Daisy Estrá
Artistas: Adir Sodré, Adriana Milano, Aleixo Cortez, Ana Paula de Almeida, André Gorayeb, Arthur Escovino, Arthur Torezam, Babu 78, Benedito Nunes, Carlos Batista, Carlos Lopes, Carlos Sodré, Cida Silva, Clovis Irigaray, Conceição dos Bugres, Cleusa Silvério, Dalva de Barros, Dora Lopez de Deus, Edney Antunes, Elias de Paula, Eugênia Vieira, Francisco Diomar, Georges de Paula, Gervane de Paula, Henrique Bertulani, Humberto Espíndola, Jaqueline Barroso, Javier Porporatto, Jean Siqueira, João Sebastião, Julia Rodrigues, Júlio Cesar, Junne Fontenele, Letícia Peroni, Luis Segadas, Lupércio dos Anjos, Marcia e Ronaldo Rodrigues, Mari Gemma De La Cruz, Michel Abissal, Olímpio Bezerra, Paulo Pires, Rimaro, Roberto de Almeida, Ruth Albernaz, Sebastião Silva, Télio Donizetti, Valques Pimenta, Vitória Basaia, Waldomiro de Deus, Wander Melo e Wânia de Paula.

Período: Informamos que em razão da pandemia, a exposição foi prorrogada até o dia 30 de Maio de 2021, porém, segue temporariamente fechada ao público mediante decreto do Governo do Estado de São Paulo.
Local: Sala MAS/Metrô Tiradentes
Estação Tiradentes do Metrô – São Paulo – SP.
Tel.: 11 3326-5393 – Informações complementares.
Ingresso: Grátis aos usuários do Metrô.
Número de obras: 70
Técnicas: Diversas
Dimensões: Variadas

Imprensa:

Assessoria de Imprensa – Museu de Arte Sacra de São Paulo
Silvia Balady – (11) 99117.7324 || silvia@balady.com.br || imprensa@museuartesacra.org.br

Assessoria de imprensa – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
Simone Blanes – (11) 94003-1711 ||  simone.blanes@fsbcomunicacao.com.br || imprensaculturasp@sp.gov.br