O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois disso, são automaticamente retiradas do sistema.

APRESENTAÇÃO
No ano de 1874 ocorreu a primeira exposição impressionista. Dos 31 artistas que se reuniram para apresentar seus trabalhos, alguns ficaram marcados para a posteridade, como Monet, Renoir, Degas, Morisot, Pissarro, Sisley e Cézanne. Foi com uma exposição organizada coletivamente, distante das regras do Salão, que o Impressionismo nasceu e influenciou décadas das vanguardas que viriam depois.
Em 2024 este marco da história da arte completa 150 anos. Mas o que as obras impressionistas têm a nos comunicar nos dias atuais? O que significa a busca pela impressão? Este curso propõe um mergulho nas obras dos artistas mais conhecidos do movimento artístico, assim como busca expor um panorama do grande significado filosófico do Impressionismo para as questões da sensibilidade e da razão.

17 de setembro de 2024
Aula 1: Contextos do Impressionismo e seus artistas principais; paralelos entre o Salão dos Recusados (1863) e a exposição de 1874.

24 de setembro de 2024
Aula 2: Natureza e o tema filosófico da impressão: Monet, Cézanne, Renoir e Van Gogh (pós impressionismo)

01 de outubro de 2024
Aula 3: A cidade e a vida moderna: Manet, Degas, Lautrec, Mary Cassatt, Berthe Morisot

08 de outubro de 2024
Aula 4: A revolução impressionista

PÚBLICO
O conteúdo do presente curso está voltado para estudiosos de arte, historiadores, pesquisadores, estudantes, bem como interessados em geral.

Marina Franconeti
É graduada em Filosofia pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com período sanduíche pela Université Paris-Sorbonne IV e possui Licenciatura em Filosofia pela USP. Mestre na área de Estética pela Universidade de São Paulo, com a tese defendida “Confrontos do olhar: a pintura e a figuração feminina por Édouard Manet”, concentrando seus estudos em pintura francesa, gênero e filosofia da arte. Ministrou o curso A Arte na Era das Revoluções: França e Itália no turbilhão da modernidade, em parceria com o prof. Plínio Freire Gomes, e “Entre Laços e Tecidos: Diálogos da Moda com a Filosofia e a Pintura do Século XIX”. É escritora e artesã no ateliê próprio chamado Ateliê Roma, criando esculturas personalizadas em porcelana fria (biscuit).

Período: 17, 24 de setembro, 01 e 08 de outubro de 2024 (terças-feiras)
Horário: das 17 às 19 horas
Valor: R$ 190,00
Carga horária: 08 h
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br – Inscrições até dia 07 de setembro de 2024
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
CERTIFICADO
As aulas serão ministradas online na plataforma Zoom.

BIBLIOGRAFIA
BATAILLE, Georges. Manet: Biographical and Critical Study. Traduzido por Austryn Wainhouse e James Emmons. Estados Unidos: The World Publishing Company, 1955.
BAUDELAIRE, Charles. O pintor da vida moderna. Tradução Tomas Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. Tradução José Martins Barbosa, Hemerson Alves Baptista: 1 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994
BOURDIEU, Pierre. Manet – une révolution symbolique. Cours au Collège de France (1998-2000) suivis d’un manuscrit inachevé de Pierre et Marie-Claire Bourdieu. Edição por Pascale Casanova, Patrick Champagne, Christophe Charle, Franck Poupeau e Marie-Christine Rivière. Paris: Éditions Raisons d’agir/Éditions du Seuil, 2013.
CLARK, T.J. A pintura da vida moderna: Paris na arte de Manet e de seus seguidores. Tradução José Geraldo Couto – Ed. ver. – São Paulo: Companhia das Letras, 2004
CLEMENCEAU, Georges. Claude Monet: Les Nymphéas. Editions Bartillat, 2010
CRARY, Jonathan. Suspensões da percepção: atenção, espetáculo e cultura moderna. Tradução de Tina Montenegro. São Paulo: Cosac Naify, 2013
KING, Ross. O julgamento de Paris: a revolução artística que deu origem ao impressionismo. Tradução de Alexandre Martins Morais. Rio de Janeiro: Record, 2023
MALLARMÉ, Stéphane. The Impressionists and Édouard Manet. The Art Monthly Review and Photographic Portfolio 1, no. 9 (30 set. 1876): 117-122
MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito: seguido de A linguagem indireta e as vozes do silêncio e A dúvida de Cézanne. Tradução de Paulo Neves e Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. Prefácio de Claude Lefort. Posfácio de Alberto Tassinari. São Paulo: Cosac Naify, 2013

foto: Claude Monet. Water Lilies and Japanese Bridge (Ninfeias e Ponte Japonesa).