OBJETIVO GERAL:
Analisar as relações de gênero dentro dos papeis e status estabelecidos pelas religiões não-cristãs da antiguidade nas perspectivas histórica e sócio-antropológica. O curso resgata a noção do sagrado feminino desde os primórdios da humanidade e a suas adaptações e desconstruções no decorrer do desenvolvimento das civilizações partindo do Oriente Médio e mediterrâneo ao Ocidente.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Compreender a relação entre o feminino e o sagrado nas culturas da antiguidade
• Refletir sobre o papel das mulheres nos primórdios da humanidade;
• Problematizar as relações de gênero, status, papel e poder nas religiões da antiguidade;
• Discutir as heranças destas religiões no mundo contemporâneo.


CONTEÚDO:

AULA 1 (20/01/2020) – O Sagrado Feminino da pré-história à descoberta da agricultura

AULA 2 (21/01/2020) – O Sagrado Feminino nas Religiões Mesopotâmicas

AULA 3 (22/01/2020) – O Sagrado Feminino nas religiões do Antigo Egito

AULA 4 (23/01/2020) – O Sagrado Feminino nas Religiões dos Hititas e Cananaeus

AULA 5 (27/01/2020) – O Sagrado Feminino na Religião de Israel

AULA 6 (28/01/2020) – O Sagrado Feminino nas Religiões dos Indo-Europeus

AULA 7 (29/01/2020) – O Sagrado Feminino nas Religiões da Índia

AULA 8 (30/01/2020) – O sagrado Feminino na Religião Grega


A QUEM SE DESTINA:
Estudantes e pesquisadores, professores, profissionais de todas as áreas, líderes religiosos em geral, religiosos e interessados no tema.


PROFESSORA:
Lidice Meyer Pinto Ribeiro é Pós Doutora em Antropologia e História pela USP e Pós-Doutoranda em Estudos de Globalização pela Universidade de Lisboa, Portugal; Doutora em Antropologia Social pela USP e Mestre em Etnobotânica pela UFRJ/Museu Nacional. É Investigadora Integrada no Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL) da Universidade de Lisboa. Atuou na coordenação da Pós-Graduação em Teologia, Filosofia e Pedagogia e como professora do Programa de Mestrado em Ciências da Religião e na graduação em Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui livros e artigos publicados nas áreas de religiões, história e cultura brasileira. Realizou pesquisas em Roma (Arquivo Secreto do Vaticano, Archivio Storico di Propaganda Fide, e Universidade Gregoriana), França, Espanha, Portugal e Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia cultural; antropologia rural; antropologia da religião; história do pensamento religioso; religiões brasileiras; igreja e movimentos abolicionistas; islamismo no Brasil; etnobotânica religiosa – plantas rituais e alucinógenas; e, antropologia bíblica (estudo da Bíblia à luz da antropologia). www.lidicemeyer.pro


Datas: 20, 21, 22, 23, 27, 28, 29 e 30 de janeiro de 2020
Horário: das 19 às 21h30
Carga horária: 20 horas
Valor: R$ 400,00 à vista ou R$ 500,00 (em duas vezes)
Vagas limitadas
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes
Estacionamento (ou alternativa de acesso): Rua Jorge Miranda, 43
No final do curso o aluno receberá o certificado.


Antes de fazer sua matrícula no curso, veja abaixo as condições:
________________________________________
→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MAS entrará em contato com todos os inscritos para informar.
________________________________________
→ Vagas remanescentes e lista de espera
Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MAS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.
________________________________________
→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.

Compartilhar