O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois disso, são automaticamente retiradas do sistema.

EMENTA
O curso pretende realizar uma reflexão sobre as representações das mulheres ao longo da cronologia da história da arte. Tomando como suportes pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e imagens publicitárias, o curso tem como principal objetivo notar como as imagens construídas sobre a mulher foram usadas ao longo do tempo como instrumentos de controle e também de libertação. As aulas abordam eixos temáticos que permitem a análise de obras variadas, de várias épocas e geografias.

OBJETIVOS
Reconhecer o lugar e o papel das mulheres na formação e afirmação do mundo moderno;
Identificar e comparar os discursos que fundamentaram política, social e culturalmente as desigualdades e assimetrias entre os gêneros;
Reconhecer as mulheres enquanto diversas, heterogêneas e agentes das suas próprias Histórias.

09 de agosto de 2024
AULA 1: Por uma história da mulher: imagem e identidades

16 de agosto de 2024
AULA 2: Corpos e cores: aprisionamentos e libertações

23 de agosto de 2024
AULA 3: A imagem pública e privada da mulher

30 de agosto de 2024
AULA 4: Mulher autora ou mulher representada? A mulher artista

06 de setembro de 2024
AULA 5: Movimentos, resistências: a mulher e o poder político

13 de setembro de 2024
AULA 6: Mulheres, no plural: a arte contemporânea e o feminino

PROFESSORA
Vanessa Beatriz Bortulucce é Pós-doutora pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005), é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Faculdade Casper Libero e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Sacra, Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, Estética dos regimes totalitários, História em Quadrinhos, História do Design, Teoria da Comunicação, Cinema, Indústria Cultural, tradução. Pesquisadora independente, possui em seu currículo artigos e livros que abordam a análise da imagem, em seus mais variados contextos.

Período: 09, 16, 23, 30 de agosto, 06 e 13 de setembro de 2024 (sextas-feiras)
Horário: Das 17 às 19 horas
Valor: R$360,00 à vista
Carga horária: 12h
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br – Inscrições até dia 01 de agosto de 2024.
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
CERTIFICADO
As aulas serão ministradas online na plataforma Zoom.

BELL, Julian. Uma Nova História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
DUBY, Georges; PERROT, Michele. História das Mulheres no Ocidente. Vol III, IV e V. Lisboa: Afrontamento, 1991.
PERROT, Michelle. As mulheres, ou, os silêncios da história. Edusc, 2005.