Ao longo da história, o vínculo entre fé e cultura desempenhou um papel importante ao aproximar as pessoas no mesmo caminho. O encontro das civilizações no final do século XV no Novo Mundo, deixa as seguintes incógnitas: Qual era a intenção dos europeus? Conquistar e colonizar?

Espaços de Devoção – Um Povo Unido pela Fé

Embora seja verdade que o projeto da expedição de Cristóvão Colombo era chegar à Índia para expandir o mercado de espécies com a Europa, não é menos verdade que, quando ele encontrou as terras da América, o projeto original adquiriu um novo espectro.

O encontro de duas civilizações transcende além do aspecto comercial, como podemos ver nessas imagens. A evangelização do Novo Mundo alcança primazia sob a direção dos Reis Católicos e sua melhor demonstração é a arte sacra que permaneceu na Hispaniola. Nesta mostra podemos ver que sua principal atenção estava voltada para evangelizar novas terras. A materialização do sagrado através da arquitetura e dos objetos litúrgicos dignos e belos, torna-se um meio para reunir e instruir os fiéis, promover a devoção e praticar o culto. Nesse sentido, a arte sacra é uma manifestação de encontro e difusão que fala por si. É o encontro da civilização católica com o povo pagão.

Nesta exposição encontrará detalhes da história e evolução dos espaços devocionais, percorrendo a criação e o desenvolvimento, as primeiras ermidas ou igrejas, a primeira missa e o primeiro baptismo cristão na América, frutos do projeto evangelizador dos Reis Católicos.

As belas imagens captadas pelos fotógrafos Victor Siladi e Edwin Rosario, relatam o início da história da jornada de fé no novo mundo. Os vestígios das primeiras representações da Igreja Católica refletem-se nos edifícios que ainda hoje se encontram em Santo Domingo. Hoje apresentamos com orgulho, estes espaços sagrados que são verdadeiras sementes das quais germinou um povo maravilhoso, unido pela fé, que é a República Dominicana.

Eis aqui uma seleção, gentilmente cedida pelo Banco Popular, da produção de Virginia Flores Sasso e Esteban Prieto Vicioso, “Espaços de Devoção – Um Povo Unido pela Fé”.

Espaços de Devoção – Um Povo Unido pela Fé
Duração: de 24 de setembro a 30 de outubro de 2022.
Quantidade de Peças: 43.
Dimensões: Variadas.
Local: Sala MAS Metrô na Estação Tiradentes (Linha 1-Azul).
Endereço: Estação Tiradentes do Metrô.
Horários: De terça a domingo, das 9h às 17h (entrada até as 16h30).
Telefone: (11) 3326-5393.
Ingressos: Entrada gratuita a todos os usuários do transporte coletivo.

Siga o #MAS nas redes sociais @MuseuArteSacra.