Refazendo parte do antigo “caminho da fé” de São Paulo, que ligava centros religiosos da cidade, o Museu de Arte Sacra de São Paulo realizou, no dia 11/03/2011, o translado da Relíquia da Santa Cruz, do Mosteiro de São Bento de São Paulo (fundado em 1598) para o Mosteiro da Luz (fundado em 1774), local onde se localiza o Museu.

Tal evento marcou a abertura da exposição “CRUX, CRUCIS E CRUCIFIXUS – O UNIVERSO SIMBÓLICO DA CRUZ”, que se prolongou até o dia 22/05/2011.

Este caminho era rota de peregrinos que o repetiam anualmente. Como os Mosteiros, um da Ordem Beneditina, outro da Ordem Concepcionista e a Catedral da Sé, eram muito frequentados pelo povo, tornaram-se locais de peregrinação e de culto. Devido a este fato, eram visitados conjuntamente. Ao longo do tempo esse caminho passou a ser realizado por um número maior de pessoas e passou a ser chamado: “Caminho da Fé de São Paulo”.

Tal roteiro (quase uma linha reta), iniciava-se pela Catedral da Sé, passando em seguida pela Igreja do Pátio do Colégio, Mosteiro de São Bento, Igreja de S. Cristovão e finalmente, o Mosteiro da Luz.

Utilizando-se desta tradição, muito cultivada até fins do séc. XIX, o Museu de Arte Sacra de São Paulo realizou o translado da Relíquia, partindo do Mosteiro de São Bento e seguindo o mesmo caminho acima citado, considerado histórico na cidade. Este evento foi aberto ao público em geral, reavivando a memória histórica e urbana.