Apresentação
A palestra abordará o estudo da matéria de que se faz a cor na pintura clássica a partir de pesquisas dos receituários de manuscritos medievais produzidos a partir do século XV que serviram ao longo da história da arte como referência aos artistas acerca da manipulação dos materiais e técnicas de pintura até a era moderna. O “Livro de Como se Fazem as Cores” é uma obra medieval escrita em português de origem do século XV, contendo uma compilação de receitas sobre os materiais utilizados em pintura. Na palestra será traçado um panorama da evolução dos materiais artísticos e seus suportes na história da arte ocidental, desde a origem da tinta a óleo até a moderna resina acrílica, a importância do preparo da base da pintura, as características intrínsecas dos pigmentos e o papel dos aglutinantes, as qualidades dos médiuns, os vernizes e seus aditivos nas suas mais variadas aplicações.


Público Alvo
pintores, escultores, artistas plásticos, historiadores, conservadores-restauradores, estudantes e público em geral interessado em compreender a construção da pintura de cavalete na sua materialidade.


Docente
Arquiteta Especialista, Silvana Borges
. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e especialista na área de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural, Arte Sacra, Arquitetura e Pintura de Cavalete, atuando profissionalmente na preservação do patrimônio artístico e cultural com foco na imaginária sacra (madeira, gesso e terracota), e no restauro arquitetônico de pinturas murais nos processos de prospecção arquitetônica estratigráfica, colorimetria e reintegração pictórica. Presta assessoria na elaboração de levantamento e pesquisa em Restauração e Conservação Arquitetônica, Bens Móveis e pequenos acervos. Profissional associada ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Associação de Arteterapia do Estado de São Paulo (AATESP), International Council of Museums (ICOM), Associação Brasileira de Conservação e Restauração de Bens Culturais (ABRACOR) e ao Centro de Estudos da Imaginária Brasileira (CEIB). Palestrante do Seminário Internacional Patrimônio Sacro no Teatro do Mosteiro de São Bento e da “Jornada do Patrimônio” (2017 e 2019) promovida pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, profissional entrevistada para o documentário de abertura do Simpósio “Preservação do Patrimônio Artístico e Cultural Católico” pela TV PUC-SP. Ministra cursos e palestras sobre restauro arquitetônico, iconografia, arte sacra, oficinas de arte, materiais e técnicas artísticas. Desde 2014 é docente do Museu de Arte Sacra de São Paulo ministrando os cursos com a temática: “Expressões na Arte Sacra”, onde como pesquisadora independente apresenta um estudo iconográfico do objeto-tema associado a uma aula prática das metodologias de pintura tradicionais em tempera (caseína, ovo e cola animal) e demais meios de técnicas artísticas  (aquarela, afresco, óleo e acrílico). Como artista plástica tem na sua produção desde 1988 até os dias atuais, uma notável evolução das técnicas de pintura em seu trabalho e das diferentes interpretações dadas sobre variados temas, com a característica de um cromatismo equilibrado, fluido e luminoso, filtrando a realidade, e impregnando-a de um profundo humanismo, dispondo-a sobre a tela. Suas pinturas estão publicadas em conceituados catálogos artísticos acumulando inúmeras premiações e troféus, sua obra se faz presente em exposições e acervos de países como Brasil, México, Itália, EUA, França, Espanha, Holanda, Hungria, Portugal e China. Com premiações também na área literária, é autora de contos infantis publicados em coletâneas com lançamento no Brasil e exterior em traduções para o inglês, francês e alemão.

Cursos ministrados e pesquisas: https://borgessilvana.academia.edu/
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8855905584185083
www.ateliersilvanaborges.com


Data: 08 de fevereiro de 2020 (sábado)
Horário: das 14h às 16h.
Não é necessário fazer inscrição, por ordem de chegada, vagas limitadas.
Atividade gratuita.
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito no local: Rua Jorge Miranda, 43 (sujeito à lotação)
Informações pelo site: http://www.ateliersilvanaborges.com
Contato: (11) 99988-5128 (WhatsApp)

Ao final da palestra os inscritos receberão o certificado de participação.

Compartilhar