MÉTODO:
PRESENCIAL

OBJETIVO GERAL:
Apresentar um estudo sobre o papel da Arte, da Cultura e da Política na História da América, discutindo a produção, a circulação e a apropriação de representações que qualificam a América pré-colombiana e a América colonial como um espaço de encontro de diversas culturas. O curso pretende entender como a América se comportou com a chegada dos europeus e como artistas e artesãos se apropriaram das convenções europeias, indígenas e africanas na produção cultural do continente. Com o auxílio da História, da Arte e da Antropologia Cultural, o curso contribui para a discussão sobre a origem e o desenvolvimento da América ao longo de diferentes etapas históricas: o período pré-colombiano e o mundo colonial.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Apresentar a relação entre arte, a cultura e a política como material reflexivo;
Analisar, criticar e contextualizar as obras de arte;
Mostrar a arte como um campo interdisciplinar do conhecimento: História, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Política, Psicologia, etc.;
Escolher temas específicos para diversos trabalhos de pesquisa e estimular a produção de projetos em que a utilização da arte e da cultura esteja presente.

02 DE OUTUBRO DE 2024
AULA 1 – O choque de culturas e o Novo Mundo
Os cronistas. Os mecanismos da conquista. A evangelização e a visão do outro. A Europa e a reprodução da imagem do índio americano na arte. A arte da evangelização e da conquista: as ordens religiosas e seus artífices.

09 DE OUTUBRO DE 2024
AULA 2 – A América Espanhola e Portuguesa: política e sociedade
Mineração e formas de trabalho. Exploração agrícola e a apropriação da terra. O nascimento das cidades. Sistemas visuais no âmbito da sociedade colonial e de corte. Ritualização e visualização da esfera política. Arquitetura, cenografia e espetáculo: urbanística barroca, jardins e aparatos efêmeros na constituição de um espaço dramatizado nos séculos XVII e XVIII. O século XVIII cosmopolita: coleções e circulação de objetos entre os continentes. Usos e práticas desses objetos no contexto da América. Sociedades e culturas mestiças.

16 DE OUTUBRO DE 2024
AULA 3 – A América Espanhola e Portuguesa: a experiência católica, inquisição e arte
Cristandade americana: unidade e diversidade. A arte pós-tridentina e a ideia da manipulação dos afetos. Retórica e Arte como vias de acesso à compreensão da produção artística. Religião e Arte: o Barroco americano como forma máxima de expressão. A arte cusquenha e a música colonial.

23 DE OUTUBRO DE 2024
AULA 04 – A América Inglesa: a experiência protestante
Permanências e rupturas entre a Europa e a América Inglesa. Relações entre o poder da metrópole e o poder da colônia. Centralização/descentralização: as noções de “fragmentação” de poder e de “colônia de povoamento”. Cristandade protestante: a abolição das imagens e o incentivo à leitura.

30 DE OUTUBRO DE 2024
AULA 05 – A incorporação das culturas africanas no sistema da cultura americana
Estudo das dinâmicas históricas das sociedades africanas e sua chegada nas Américas. O tráfico atlântico, as transformações decorridas em função dessa dinâmica e as expressões artísticas e culturais daí decorrentes. Destaque para as transformações culturais, artísticas e religiosas no período colonial americano, enfocando, de forma particular, como os diferentes povos africanos relacionaram-se com o os povos da terra e sua inserção na ordem colonial. A experiência do Caribe e da América Central.

06 DE NOVEMBRO DE 2024
AULA 06 – Crise do sistema colonial: Ilustrados americanos, a literatura e as influências ideológicas externas
Circulação de ideias, experiências e culturas no mundo ocidental do século XVIII. A apropriação desses temas na produção artística e da memória social da América. Reformas borbônicas. Revoltas indígenas, a revolta de escravos e as elites locais.

A QUEM SE DESTINA:
O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.

PROFESSOR:
Marcos Horácio Gomes Dias é Doutor em História Social pela PUC-SP; Mestre em História Social pela USP; pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pelo Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Bacharel em Ciências Sociais pela USP. Tem experiência na área de História e Sociologia, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arte; História do Barroco e do Rococó; Arte e Cultura em Minas Gerais; Neoclássico, Império e século XIX no Brasil; Teoria da Cultura; Patrimônio Histórico; História da Produção da Imagem; Teoria da Comunicação e Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira.

Período: 02, 09, 16, 23, 30 de outubro de 2024 e 06 de novembro de 2024 (quartas-feiras)
06 dias de aulas
Aulas: 19h00 às 21h30 (intervalo para o café)
Carga horária: 15 horas
Valor: R$ 360,00 à vista
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11)3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Metrô Tiradentes
Estacionamento gratuito (sujeito à lotação) – Rua Dr. Jorge Miranda, 43 – Luz

Bibliografia
ANSALDI, Waldo (org). Calidoscopio latino-americano: imágenes históricas para un debate vigente. Buenos Aires: Ariel, 2004.
BENNASSAR, Bartolomé. Inquisición española: poder político y control social. Barcelona: Editorial Crítica, 1984, 2ª ed.
BERNAND, Carmen; GRUZINSKI, Serge. De la idolatria: una arqueologia de las ciencias religiosas. México, DF: Fondo de Cultura Económica, 1992, 1ª reimpr. 2018.
BETHELL, Leslie (org). História da América Latina, v. 1, 2 e 3. São Paulo: Edusp, 1984/2008.
BETHELL, Leslie (org). História de América Latina. https://archive.org/stream/Coleccion HistoriaDeAmericaLatinaBethellTomosDel1Al8YDiccionarioDe/Bethellled._historiaDeAmricaLatinaT.7#pag e/n3/mode/2up
BOMFIM, Manoel. A América Latina: males de origem. Rio de Janeiro: Topbooks, 2005. [Prefácios de Darcy Ribeiro, Franklin de Oliveira e Azevedo Amaral]
CARDOSO, Ciro Flamarion S. América pré‐colombiana. São Paulo : Brasiliense, 1981.
COE, Michael D. Os maias. Lisboa : Editorial Verbo, 1968, 256p.
CARRERA DAMAS, Germán; WEINBERG, Gregorio. Sobre la significación histórica de América Latina. In BRIGNOLI, Héctor Pérez;
CHAUNU, Pierre. História da América Latina. Rio de Janeiro: Bertrand,1989.
MANZANILA, L. e LUJÁN, L. L. (coord.). Historia antigua del México. Volumen IV : Aspectos fundamentales de la tradición cultural mesoamericana. México : INAH/UNAM, 2001.
MARTINS, Estevão de Rezende (org). Historia general de América Latina, v. IX: teoría y metodoloía en la Historia de América Latina. Paris-Madri: Ediciones Unesco; Editorial Trotta, 2006.
FAVRE, Henri. A civilização inca. Rio de Janeiro: Zahar.
FERREIRA, Jorge Luiz. Incas e Astecas: Culturas pré-colombianas. 3ª ed. São Paulo: Ática, 1995.
GALEANO, Eduardo. As veias Abertas da América Latina. 46. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
GENDROP, Paul. A civilização Maia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
GRUZINSKI, Serge. A águia e o dragão: ambições europeias e mundialização no século XVI. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
GRUZINSKI, Serge. La ciudad de México: una historia. México: Fondo de Cultura Económica, 2004.
GRUZINSKI, Serge. A colonização do imaginário: sociedades indígenas e ocidentalização no México espanhol. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. [UnB 301.175.2 (72=082) G 893c =690]
GRUZINSKI, Serge. A guerra das imagens: de Cristóvão Colombo a Blade Runner (1492-2019). São Paulo: Companhia das Letras, 2006. [UnB 301.153.2:246.3 G893g =690]
GUERRA, François-Xavier. Modernidad e independências: ensayos sobre las revoluciones hispânicas. México: FCE; MAPFRE, 2000.
HALPERÍN DONGHI, Tulio. Historia contemporânea da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. JAMES, C. L. R. (Cyril Lionel Robert James). Os jacobinos negros: Toussaint L’Ouverture e a revolução de São Domingos. São Paulo, Boitempo, 2010.
KARNAL, L.; PURDY, S.; FERNANDES, L. E.; MORAIS, M. V. de. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2007.
KLEIN, Herbert S.; VINSON III, Ben. A escravidão africana na América Latina e Caribe. Brasília: Editora UnB, 2015.
LOCKHART, James e SCHWARTZ, Stuart B. América Latina na época colonial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
LUCENA SALMORAL, Manuel. Historia de Iberoamerica, t. 1 e 2. Madri: Cátedra, 2003
MALERBA, Jurandir. A História na América Latina: ensaio de crítica historiográfica. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.
MANDRINI, Raúl. América aborigen: de los primeros pobladores a la invasión europea. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores, 2013
MIRES, Fernando. La rebelión permanente: las revoluciones sociales en América Latina. México, DF: Siglo Veintiuno Editores, 2001, 2ª ed.
PAMPLONA, Marco A.; DOYLE, Don H. (org). Nacionalismo no novo mundo: a formação de Estados-nação no século XIX. STAVENHAGEN, Rodolfo. Multiculturalidade e políticas de desenvolvimento. In CANCLINI, Néstor Garcia (Coord). Culturas da Ibero-América: diagnósticos e propostas para seu desenvolvimento. São Paulo: Moderna, 2003.
PEREGALLI, Enrique. A América que os europeus encontraram. São Paulo, SP; Campinas, SP: Atual Editora: Editora da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), [1987], 63p.
RIBEIRO, D. Os índios e a civilização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970.
TODOROV, Tzvetan. A conquista da América: a questão do outro. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
THEODORO, Janice. América barroca: tema e variações. São Paulo: Nova Fronteira, 1992.
Compartilhar