O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo)

OBJETIVO
O curso tem por objetivo abordar a ideia de Villa na Itália na qual o deleite pelo ócio encontra lugar em meio a edifícios, jardins e coleções de arte cuidadosamente articulados para a conformação de conjuntos que hoje, por seu valor cultural ainda mantém um inestimável valor cultural. Para tanto, são propostas quatro aulas que percorrem cronologicamente algumas das mais notórias vilas da história da arte e da arquitetura desde a antiguidade de Roma ao século XIX. Ao estudar mais detalhadamente essas quatro vilas será possível analisar aspectos da produção artística e intelectual considerando aqueles que estiveram conectados com a concepção desses conjuntos e sua eventual redescoberta e reestruturação ao longo dos séculos.

CRONOGRAMA:
20 de agosto de 2024
Aula 1: Villa Adriana – a motivação para sua concepção na época do Imperador Adriano, os anos de abandono e as escavações arqueológicas a partir do Renascimento com as respectivas influências.

27 de agosto de 2024
Aula 2: Villa D`Estea concepção desse conjunto pelo Cardeal Hipólito II d’Este derivada do contato direto com os remanescentes da Villa Adriana. O notório paisagismo que reúne inúmeras fontes e os jardins escalonados. A repercussão da villa ao longo dos séculos.

03 de setembro de 2024
Aula 3: Villa Rotonda – a concepção dessa paradigmática obra arquitetônica pelo arquiteto Andrea Palladio, a relação com as referências da antiguidade e a sua relevância para a história da arquitetura.

10 de setembro de 2024
Aula 4: Villa Borghese – a paulatina conformação da villa com seus edifícios, jardins e sua notória coleção de peças de obras de arte que conta com um rico acervo englobando grandes mestres da pintura e escultura.

Angela Rosch Rodrigues é Pós Doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) onde desenvolveu pesquisa em História e teoria da arquitetura com períodos na Sapienza Università di Roma (2019-2020 e 2021-2022); apoio FAPESP. Doutorado (2017) pela FAU-USP em História e fundamentos da arquitetura e urbanismo na área de conservação do patrimônio cultural; período de pesquisa na Sapienza Università di Roma (2015-2016); apoio FAPESP. Mestrado (2011) pela FAU USP em História e fundamentos da arquitetura e urbanismo, na área de conservação do patrimônio cultural; apoio FAPESP. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (1998). Atua como pesquisadora e docente nas áreas de história e teoria da arquitetura e urbanismo, e patrimônio cultural.

Período: 20, 27 de agosto, 3 e 10 de setembro de 2024 (terças-feiras)
Horário: Das 17 às 19 horas
Valor: R$ 210,00
Carga horária: 08h
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br – Inscrições até dia 11 de agosto de 2024
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
CERTIFICADO
As aulas serão ministradas online na plataforma Zoom.

Foto: Angela Rosch Rodrigues, 2022

Referências bibliográficas:
MORACHIELLO, P; FONTANA, V. L`architettura del mondo romano. Roma-Bari: Ed. Laterza, 2009.
PEVSNER, N. Panorama da arquitetura occidental. São Paulo: Martins Fontes, 1982.
RYKWERT, J. Los primeros modernos - los arquitectos del siglo XVIII. Barcelona: Editorial Gustavo Gili S.A., 1982.
WITTKOWER, R. Arte e architettura in Italia (1600-1750). Torino: G. Einaudi, 2018