Mostra coletiva “Vai na Fé”, com os artistas Andrey Koens, Heitor Ramalho, Jocarla, Massuelen Cristina, Matheus Chiaratti e Pablo Vieira, que exibem trabalhos em conexão com algumas obras do acervo. Os artistas em início de carreira – instalações, vídeo e esculturas – desenvolvem, cada um à sua maneira, modos de representação e temas encontrados nos presépios.  A curadoria está sob a tutela do trio Daisy Estrá, Lucas Goulart e Thaís Rivitti (os dois últimos vinculados ao espaço independente de arte Ateliê397). A ideia central da curadoria, ao trazer a fé em seu sentido mais cotidiano, é permitir novas leituras de obras do acervo, em conexão com o pensamento de uma geração de artistas jovens e atuantes na cena artística hoje.

O conceito da mostra nasce da opção por criar possíveis diálogos entre uma representação da Natividade (presépio) e questões atuais presentes na arte contemporânea. A escolha dos curadores recai sobre o conjunto conhecido como Presépio Napolitano, em exposição nas dependências do MAS/SP para dar início à jornada pensada. “Trata-se de um grande diorama que apresenta, além da cena da natividade, a paisagem urbana numa imensa riqueza de detalhes: a arquitetura, interiores de ambientes domésticos e comerciais, e diversas cenas do  cotidiano, dando a ver a ocupação e circulação naquela cidade por diferentes personagens e estratos sociais’, explicam os curadores.

“Vai na Fé”

O “Presépio Napolitano”, com 1620 peças do século XVIII, o terceiro maior do mundo em exibição permanente, é doação do empresário e mecenas Ciccillo Matarazzo. As cenas retratadas propiciam uma verdadeira viagem no tempo e no espaço. Além da tradicional representação da natividade de Jesus de Nazaré, as peças simulam diversos profissionais urbanos (ferreiro, sapateiro, barbeiro, verdureiro, entre tantos), pastores, homens do campo, além de objetos, utensílios e móveis, com expografia própria e cenário que preenche área de 110 m².

A proposição sugere que se inicie a visita por esse conjunto de peças que está representado nos demais trabalhos. “Alguns deles atualizam a discussão da paisagem para além de sua forma representativa mais tradicional. Outras propõem cenas, narrativas e diálogos em consonância com as urgências do presente”, explica o trio de curadores. “Vai na Fé” foi pensada para ser visitada em trânsito: o Presépio Napolitano, a Sala MAS/Metro – Estação Tiradentes, o estacionamento e o Jardim do Claustro do MAS/SP.

Exposição: VAI NA FÉ
Curadoria: Daisy Estrá, Lucas Goulart e Thais Rivitti
Período: de 26 de novembro de 2022 a 08 de janeiro de 2023
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (ao lado da estação Tiradentes do Metrô)
Tel.: 11 3326-5393 – informações adicionais
Técnicas: mistas
Dimensões: variadas
Horários: De terça-feira a domingo, das 09 às 17h (entrada permitida até as 16h30)
Ingresso: R$ 6,00 (Inteira) | R$ 3,00 (meia entrada nacional para estudantes, professores da rede privada e I.D. Jovem – mediante comprovação) | Grátis aos sábados | Isenções: crianças de até 7 anos, adultos a partir de 60, professores da rede pública, pessoas com deficiência, membros do ICOM, policiais e militares – mediante comprovação

RECOMENDA-SE UTILIZAÇÃO DE MÁSCARA

INGRESSOS PODEM SER ADQUIRIDOS ATRAVÉS DO SITE DO MUSEU

Compartilhar