O Museu de Arte Sacra promove, entre os dias 12/08 e 30/09 (às segundas-feiras), um Curso Livre sobre o tema “Um olhar sobre a história da Música Ocidental” com o Prof. Me. André Guimarães Rodrigo.

OBJETIVO

O presente curso pretende apresentar e discutir elementos fundamentais para a compreensão da música desempenhada no Ocidente, desde os primeiros registros da notação musical até os dias atuais, passando pelos principais compositores, épocas e tendências. Abordaremos a música vocal e instrumental do gênero sacro e secular, utilizando de forma acessível a teoria musical como ferramenta técnica para um melhor reconhecimento auditivo e apreciação. Buscaremos, através de uma abordagem interdisciplinar, sempre com o auxílio audiovisual de importantes intérpretes, relacionar as transformações musicais ao meio e circunstâncias em que ocorreram, a aspectos estéticos e educacionais, e a outras formas de artes e culturas.

DOCENTE

André Guimarães Rodrigo é Mestre em Performance em Regência pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), possui graduação em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Aluno participante do VI Eric Ericson Masterclass for choral conductors em Haarlem (Holanda) e aluno bolsista da VI Academia de Verano de Pedagogía Musical y Direccíon Coral de Las Palmas de Gran Canaria (Espanha). Tem experiência na área de Música, com ênfase em regência coral e educação musical. Atualmente é professor, regente e fundador do Coral do MAS-SP (Museu de Arte Sacra de São Paulo), regente e fundador do Coro d’A Cappella (antigo Coral do Mosteiro – Mosteiro de São Bento de São Paulo), regente do Coral da Igreja Apostólica Armênia São Jorge, e regente do Cultura Inglesa Pop Choir em Guarulhos, Campinas e Interlagos. Desenvolveu trabalho de docência em regência coral no Projeto Canta São Paulo da Prefeitura de São Paulo.

PÚBLICO

O conteúdo do curso é voltado para estudiosos de arte, interessados em música, pesquisadores, estudantes e demais profissionais que utilizem a música em suas atividades, bem como interessados em geral.

CONTEÚDO

12 de agosto – AULA 1: Propriedades do som e aspectos de uma obra musical.

19 de agosto – AULA 2: O sistema musical grego e o canto na Idade Média.

26 de agosto – AULA 3: O início da polifonia – Léonin e Perotin.

02 de setembro – AULA 4: A música polifônica e o renascimento musical.

09 de setembro – AULA 5: A música da Reforma e da Contra-Reforma.

16 de setembro – AULA 6: Gesualdo, Monteverdi e a ópera no início do período barroco.

23 de setembro – AULA 7: Música instrumental e vocal no barroco.

30 de setembro – AULA 8: Haendel e Bach.

Informações e inscrições

Datas: de 12 de agosto a 30 de setembro de 2019 (segundas-feiras) – 8 dias de aula
Aulas: das 14h00 às 16h30 (intervalo para o café)
Valor: R$ 500,00 (à vista) ou R$ 560,00 (02 vezes) – vagas limitadas
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso): Rua Jorge Miranda, 43

No final do curso o aluno receberá o certificado.