MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.


Curso em 6 aulas – 2 aulas por professor

07 e 14 de outubro de 2021
OLHAR 1 – LUCIA BRANDÃO
MATIZES DO CARÁTER CHINÊS

  • Taoísmo – a dinâmica de integração entre o Céu, a Terra e o Humano
  • Confucionismo – a filosofia dos princípios de benevolência, honra e educação
  • Budismo Chinês – dor e iluminação, e o caminho do bodhisattvana realização diária

21 e 28 de outubro de 2021
OLHAR 2 – EMILIO MOUFARRIGE
ENTRE A TRADIÇÃO E OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

  • Xi´An – a China se abre para o mundo antigo e revela seus Guerreiros de Terracota
  • Yunnam – a China tradicional e a riqueza étnica que vai além dos Hans
  • Beijing e Shanghai – 2 grandes metrópoles descortinam o modelo chinês do século 21

04 e 11 de novembro de 2021
OLHAR 3 – PLINIO FREIRE GOMES
AURORA CHINESA

  • Família e relações de gênero na China patriarcal
  • A condição feminina nos anos 1920, entre matrimônio e emancipação
  • Eunucos, esposas e concubinas. A tradição familiar chinesa e a Cidade Proibida

Professores:
LUCIA BRANDÃO
Professora e estudiosa há mais de 30 anos das culturas orientais, principalmente das filosofias e mitologias hindus e budistas. Por experiência prática e intelectual foi sempre convidada por editoras brasileiras para revisar textos traduzidos e conteúdos temáticos como das obras de Heinrich Zimmer: Filosofias da Índia, entre outras, ou de Karen Armstrong: A Grande Transformação. Com a Latitudes vem acompanhando grupos em Viagens de Conhecimento pela Índia, Nepal, Butão, Myanmar, Tailândia, Laos, Camboja, Vietnã e Sri Lanka.

EMILIO MOUFARRIGE
Formado em arquitetura e pós-graduado em Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual, voltou–se para a Filosofia a partir de 1975. Foi professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade Mackenzie e, desde então, dedica–se a estudos humanísticos. Ministra aulas, seminários e palestras nas áreas de Filosofia, História, Religiões e Mitos, tanto do Oriente como do Ocidente. Atua como consultor na Latitudes, onde desenvolve projetos de viagens de conhecimento e ações culturais. Há anos tem acompanhado grupos de viagens por Tailândia, Laos, Camboja, Vietnã, Myanmar, China, Turquia, Uzbequistão, Irã, Marrocos, Líbano, Armênia, Geórgia, Azerbaijão, Jordânia e Egito.

Plinio Freire Gomes
É autor de Um herege vai ao paraíso (Companhia das Letras). Mestre em história pela USP, viveu durante dez anos em Florença, estudando o Renascimento; e seis no Oriente Médio, onde pesquisou arte e cultura islâmica. Realiza aulas on-line versando sobre a história dos Impérios e das relações entre Ocidente e Oriente. Atua como conferencista, tendo promovido cursos livres no Masp, Museu de Arte Sacra, Casa do Saber, Fundação Ema Klabin, Museu de Arte Moderna, Instituto de Cultura Árabe, Areté (Centro de Cultura Helênica) e Centro Universitário Maria Antonia/USP. É especialista da agência “LATITUDES Viagens de Conhecimento”, com projetos em curso na Itália, bem como Índia, China, Japão, Turquia, Marrocos, Tunísia, Líbano e Irã.


Datas: 07, 14, 21, 28 de outubro – 04, 11 de novembro de 2021 ( quintas-feiras)
06 dias de aulas
Horário: Das 15 às 17 horas
Carga horária: 12 horas
Valor: R$ 260,00 à vista
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393 – (11) 98174-3483
CERTIFICADO
Clique aqui e faça seu cadastro para receber o certificado digital ao final do curso.
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.

 

Compartilhar