MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois disso, são automaticamente retiradas do sistema.

Graciosa e sedutora, a Toscana ostenta uma herança que resiste ao tempo. Sua vitalidade combina aseiva etrusca ao temperamento romano. Séculos depois, os ventos do comércio mediterrânico se encarregariam de converter os antigos burgos toscanos em importantes focos de produção artesanal e agrícola. Prosperidade que ainda hoje se materializa num evocativo panorama feito de basílicas, estandartes, torneios e – grazia a Dio – muito vinho.

14 de novembro de 2023
SIENA: o medievo é uma festa
Poucos são os lugares, como Siena, onde a Idade Média ainda preserva seu colorido e sua força vital. Isolada entre muros e bastiões, cortada por vielas tortuosas e estreitas, apoiada sobre colinas che più toscane non si può, Siena é menos “cidade” que “burgo”. Aqui, cada paróquia define, não um bairro, mas uma contrada. Os paroquianos não são meros devotos, mas contradaioli. E suas procissões não denotam apego à fé, mas ao estandarte. Siena, este festivo reduto feudal, é uma ilha fora do tempo.

21 de novembro de 2023
AREZZO: a meta é o caminho
À sombra dos Apeninos, a região de Arezzo (ou “Aretino”) é onde a Úmbria e a Toscana se fundem. Aqui a paisagem íngreme e apartada dos místicos (São Bento, Santa Rita, São Francisco) se aplaina na terra dos poetas (Dante, Petrarca, Boccaccio). Desde tempos antigos, a cidade prosperou como etapa fundamental na romana Via Cássia. Na Idade Média, o fluxo de homens e de mercadorias a transformou em foco de atrito ante a ainda emergente Florença. Desta contenda, ela sairia derrotada. Mesmo assim, não há como ignorar a excelência aretina em termos de bom gosto e de criatividade. Um artista, Piero, e uma obra-prima, o ciclo da “Verdadeira Cruz”, bastam para elevar Arezzo à condição de meta incontornável na história da arte.

28 de novembro de 2023
PISA: cidade fluvial, cidade de mar
Pisa é a antítese toscana de Siena, cidade feita na altura, de linhas verticais, de vielas escuras, fechadas umas sobre as outras como os gomos de uma pinha. Pisa, ao contrário, é toda horizontal, espaçosa; suas ruas são amplas, e por isto de poucas sombras. É uma cidade clara, feliz, na qual entram com o vento o sabor do mar, o verde e o frescor dos bosques de pinheiros. Talvez o Lungarno seja menos rico em palácios e menos monumental que o florentino; porém é mais doce, mais aberto. Pisa se associa na lembrança aos versos virgilianos, aos bonitos sonhos da juventude, ao fluxo ilimitado da memória.

05 de dezembro de 2023
LUCCA: o baluarte, a relíquia e a seda
A muralha e uma coroa de árvores erguem-se na doce pradaria toscana. Dentro daquele anel, como recolhida no côncavo da mão, Lucca nos brinda com suas feiras e procissões. Ainda reconhecemos o traçado da antiga arena romana, mas a passagem dos séculos transformou a cidade inteira num pequeno teatro humano. Menos exposta à prepotência dos pisanos, ela enriqueceu graças a um artigo de luxo – a seda. Ganhou fama também pela estátua que ostentava o “verdadeiro rosto” de Cristo, convertendo-se em parada obrigatória para os peregrinos da Via Francigena. Lucca emancipou-se assim do provincianismo e cobriu-se com um invejável tesouro arquitetônico.

PROFESSOR
Plinio Freire Gomes, 
É autor de Um herege vai ao paraíso (Companhia das Letras). Mestre em história pela USP, viveu durante dez anos em Florença, estudando o Renascimento; e seis no Oriente Médio, onde pesquisou arte e cultura islâmica. Realiza aulas on-line versando sobre a história dos Impérios e das relações entre Ocidente e Oriente. Atua como conferencista, tendo promovido cursos livres no Masp, Museu de Arte Sacra, Casa do Saber, Fundação Ema Klabin, Museu de Arte Moderna, Instituto de Cultura Árabe, Areté (Centro de Cultura Helênica) e Centro Universitário Maria Antonia/USP. É especialista da agência LATITUDES – Viagens de Conhecimento, realizando “aulas em campo” para contar a história onde ela aconteceu: entre as ruínas e os monumentos de países como Itália, Índia, China, Japão, Turquia, Marrocos, Tunísia, Jordânia, Líbano e Irã.

Período: 14, 21, 28 de novembro e 05 de dezembro de 2023.
Horário: Das 17h às 19h horas
Valor: R$ 210,00 à vista
Carga horária: 08 horas
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
CERTIFICADO
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.

Compartilhar