O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo)

OBJETIVO GERAL
Compreender o universo de Teresa de Ávila deste uma perspectiva que inter-relacione o seu pensamento como mulher, religiosa e artista.

Analisar a biografia de Teresa de Ávila.

Compreender a visão de mundo presente na obra literária de Teresa de Ávila.

Analisar diversos escritos de Teresa de Ávila à luz do instrumental próprio das teorias da literatura, da arte e da construção do sentido e do discurso.

Inter-relacionar produções literárias de Teresa de Ávila a outras obras de arte, de diversos campos, como pintura, escultura, literatura etc, de diferentes épocas, buscando aproximações a diferenças.

EMENTA
Este curso, em sete aulas, introduz-nos ao complexo universo da mulher, artista, mística, fundadora, santa e doutora da Igreja, Teresa de Ahumada ou Teresa de Jesus ou, ainda, Santa Teresa de Ávila. Detém-se em três dimensões que se inter-relacionam e permitem compreendê-la de modo global: a mulher religiosa e a artista.

O século XVI, na Espanha, constitui-se um caldo complexo no qual existir já era um grande feito. Sob o impacto da Contrarreforma, da expansão do pensamento luterano, da Inquisição, do encontro entre o Renascimento, o Maneirismo e o Barroco em um modo ainda medieval de ver o mundo, da situação periférica vivida pela mulher, da conquista europeia da América, do reinado de Filipe II. do aumento de pensamentos místicos e da ignorância, Teresa consegue se destacar e, mais ainda, fazer história em vários domínios, como na literatura, na visão de mundo e de mulher, na mística entre outros.

14 de março de 2023
Aula 1: Teresa de Ahumada, a hora e o lugar para ser ímpar
A compreensão do contexto histórico e social da Espanha do século XVI e o impacto dessa realidade na vida de Teresa de Ávila .

A Espanha do Século XVI
Ávila, nobre, orgulhosa e santa!
Anos iniciais da vida de Teresa de Ahumada
Uma mulher de charme
A produção artística e literária da época

21 de março de 2023
Aula 2: O caminho da transformação
A entrada de Teresa no carmelo e o caminho da oração até emergir Teresa de Jesus.

O Cristo muito chagado
Dona Guiomar de Ulloa
Entre o céu e o inferno
Dona Luísa de La Cerda
O caminho da perfeição
A produção artística e literária da época
O livro da Vida

28 de março de 2023
Aula 3: A poesia que grita amor
Análise do pensamento presente na obra poética de Teresa de Jesus

O amor como tema recorrente
Traços medievais na obra poética
A poesia de Teresa de Ávila: diálogos barrocos com a arte
A visão filosófica na poesia de Teresa de Ávila

04 de abril de 2023
Aula 4: A andarilha de Deus começa a sua caminhada
O percurso das fundações e desejo de transformação do mundo.

A aurora das fundações
Um frade e meio – o começo da reforma masculina
Teresa de Toledo
A funesta princesa de Éboli
Muitos demônios, mas mais grande é o amor
A constante sombra da Inquisição
A caminho de Sevilha

11 de abril de 2023
Aula 5: Teresa das tempestades
Análise dos problemas enfrentados por Teresa de Ávila a partir de 1575 e o modo original de superação e construção de parcerias e de obras.

Teresa em Sevilha
Perseguições e desterro
Novas fundações

18 de abril de 2023
Aula 6: Vozes na vida e na obra de Teresa
O percurso das fundações e desejo de transformação do mundo.

D. Lourenço de Cepeda, o “índio”
Frei João da Cruz
O Católico D Filipe II
As muitas filhas de Teresa
Presenças na obra teresiana

25 de abril de 2023
Aula 7: O impacto da vida e da obra de Teresa de Jesus
Reflexão sobre a importância da vida e da obra de Teresa de Jesus.

1582: “Já é tempo de nos vermos, meu amado…”
A literatura mística de Teresa de Jesus
Os muitos caminhos que parte de Teresa

PÚBLICO ALVO/ ESCOLARIDADE
O conteúdo oferece embasamento para estudantes de Artes, Filosofia, História, Letras, Linguística, Pedagogia, Psicologia, Sociologia, Jornalismo, Ciências da Religião e demais pessoas que desejem analisar o tema da Arte como linguagem e desenvolver estratégias para a sua compreensão.

SOBRE O DOCENTE
O Prof. Dr. José Luís Landeira é professor do Museu de Arte Sacra de São Paulo, formado em Línguas e Literaturas Neolatinas pela Universidade de Coimbra, mestre em Filologia e Língua Portuguesa (USP) e doutor em Linguagem e Educação (USP), é pós doutor em “Materialidades da Literatura” pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Sua pesquisa incide sobre as relações entre a história da Arte (e da Literatura) e a Contemporaneidade; a Linguagem Artística e a Transcendência.

Período: 14, 21 e 28 de março e 04, 11, 18 e 25 de abril de 2023 (terças-feiras)
Horário:
Das 17 às 19h00 horas
: R$ 400,00 à vista
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br
Curso com CERTIFICADO.
As aulas serão ministradas online na plataforma Zoom.