MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo)

OBJETIVO
O presente curso pretende apresentar os principais elementos que constituem uma partitura musical sob o ponto de vista prático de sua leitura para execução e sob o ponto de vista teórico.   Serão disponibilizados materiais de teoria musical e bibliografia específica sobre o assunto, além de exercícios práticos de leitura musical, sobre os quais discutiremos os principais aspectos musicais e históricos, através de uma abordagem interdisciplinar, sempre com auxílio audiovisual.

DOCENTE
André Guimarães Rodrigo é Mestre em Performance em Regência pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), possui graduação em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Aluno participante do VI Eric Ericson Masterclass for choral conductors em Haarlem (Holanda) e aluno bolsista da VI Academia de Verano de Pedagogía Musical y Direccíon Coral de Las Palmas de Gran Canaria (Espanha). É professor e fundador do Coral do MAS-SP (Museu de Arte Sacra de São Paulo), regente e fundador do Coro d’A Cappella (antigo Coral do Mosteiro – Mosteiro de São Bento de São Paulo) e foi regente do Coral da Igreja Apostólica Armênia São Jorge.

PÚBLICO
O conteúdo do curso é voltado para estudiosos de arte, interessados em música, pesquisadores, estudantes e demais profissionais que utilizem a música em suas atividades, bem como interessados em geral.

CONTEÚDO
05 de setembro – AULA 1:
Duração – o pulso, as figuras rítmicas e a fórmula de compasso.

12 de setembro – AULA 2:
Altura – Escalas e intervalos.

19 de setembro – AULA 3:
Intensidade e timbre – a leitura musical segundo as particularidades de cada instrumento.

26 de setembro – AULA 4:
Leitura musical à primeira vista.

Datas: de 5 de setembro a 26 de setembro de 2022 (segundas-feiras)
4 dias de aula
Aulas: das 17h00 às 19h00
Valor: R$ 190,00 à vista
Instituição: Museu de Arte Sacra de São Paulo
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.