MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.
Não importa onde você esteja! Novos tempos e novas formas de aprendizagem!
Totalmente on-Line com participação ao vivo que chamamos na educação híbrida de mediação pela presença ativa do professor mediador “in time”, pela plataforma MAS EDUCAÇÃO, com vídeos ilustrativos e demonstração de técnica ao vivo, espaço interativo de grupo de socialização do conhecimento. Não perca a oportunidade para sua capacitação ou reciclagem de conhecimentos.


Profa Ma Esp Marcia Cristina de Almeida Corso (Titina Corso)
Com Strictu Sensu em TICs na educação, Latu Senso na Formação de Professores para a Educação Superior, Graduação em Artes Plásticas, Arte Educação e Pedagogia, adciona diversas especializações e cursos de extensões na área especialista da Conservação e Restauração no Brasil e exterior, atuante junto ao patrimônio público e colecionista, a profissional tem desenvolvido cursos que auxiliam a capacitação dos profissionais da área científica ou iniciam a sua caminhada por entre as artes em suas diversas modalidades, incentivando e trabalhando na linguagem transdisciplinar e tecnológica. Docente dos cursos livres de capacitação para a Conservação e Restauração do público multidisciplinar no Museu de Arte Sacra de São Paulo, é também coordenadora e professora de cursos presenciais e EAD para a educação patrimonial na Officina da Memória Conservação e Restauração. Sua construção monográfica de mestrado, dialoga com fragmentos ancorados na memória, sussurros da Gestalt, que percebidos, travam contatos com o sujeito e com o aprendizado transdisciplinar na ambiência educacional híbrida.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7216478628037513
E-mail: professoratitinacorso@gmail.com.br
Site: www.titinacorso.com.br


Objetivo:
Promover aulas com processo dinâmico na vivência do processo artístico criativo, apropriação do conceito “artesão”; “artista”; “artífice”; “criação” observados pela história, ciência e multidisciplinaridade no fazer dos artistas e sua regionalidade significativa.
Incentivar a modalidade EAD que já se consagra mundialmente no processo educativo e de capacitação, apontando as grandes universidades da Europa, Ásia, África e Américas, já disponibilizando em suas grades curriculares, inúmeros cursos on-Line que podem contribuir de forma positiva e ativa na formação e preparo de alunos egressos de várias áreas do conhecimento ou em formação que procuram melhorar suas habilidades.
Provocar a mobilização dos conhecimentos que auxiliam as compreensões da área científica, assim como a contribuição para elementos da criação artística, é a pretensão deste mini curso, capacitando os profissionais interessados nos conceitos criativos e saberes artísticos de base histórica que permeiam os conteúdos das ações técnicas da Conservação e Restauração, ancorados em diversos processos artísticos e de suas técnicas aplicadas, observando o desenrolar histórico da produção artística envolvendo a memória secular percebida pela contemporaneidade.


Conteúdo Programático:
Mini curso Técnica da Carnação Colonial nas imagens sacras.
Um encontro com a multidisciplinaridade secular regional e a materialidade empregada na fatura da carnação em imagens religiosas e artísticas, a expressividade e a realidade da técnica.
Essa relação do saber de grandes mestres se transforma à medida que os contatos com conhecimentos necessários às práticas artísticas propõem diálogos com as obras produzidas em suas origens expressivas e teatralidade.


CONTEÚDO DE EIXO CIENTÍFICO ARTÍSTICO TECNOLÓGICO
• Estética.
• Universo artístico.
• Reflexão crítica e valorativa: Teatralidade e estética histórica e regional. Expressão artística e elaboração. Diálogo da expressão artística e contexto social. Processo criativo e produção artística.
• Colorimetria (estudo e compreensão da formação das cores e suas sombras complementares, neutralizantes e filtros de intensidade).
• Materiais artísticos: Técnicas escultóricas eruditas e contemporâneas. Moldes para confecção de figuras. Pigmentos e corantes naturais. Colas orgânicas. Utilização e compreensão das paletas básicas (opaca e transparente). Polimento (lixa e bexiga). Expressões na imaginária. Pátinas de profundidade. Frescor. Lágrimas. Vernizes orgânicos de finalização.
• A química aplicada
• Transformação de materiais pelo tempo. Percepção da obra no seu aspecto cultural, histórico e material.
• Introdução aos produtos químicos aplicáveis à conservação das carnações.


Material necessário para o aluno providenciar:
Pincéis de: pelos de porco (série do cabo amarelo nro aprox ao 10), pelo de orelha de boi (série do cabo vermelho nro aprox ao 6 e 12), pelo de Marta (série do cabo de mogno nro aprox ao 10), pelo se Marta ( série roliça tipo Kolinsky nro 0 e 3/0), fibra sintética(tipo aquarela e pode ser animal também) (série roliça aprox nro 2).
Aglutinantes: Gelatina em folha sem sabor ou gelatina pó sem sabor ou ainda (o que seria o ideal) a cola de coelho.
Midiuns e solventes: Óleo de linhaça e Terebintina (para estudo, pode ser das marcas simples de mercado artesanal)
Vernizes: Verniz de Damar (se tiverem, pois vou ensinar a fazer); cera de abelha ou microcristalina (ou as duas)
Cargas: Carbonato de Cálcio ou Branco de Espanha; Bolo Armênio (base para douração – usamos muito pouquinho)
Tintas a óleo: Branco, Amarelo Cromo, Vermelho Cádmio, Azul Ultramar, Azul Prússian, Carmim de Alizarin, Amarelo Indiano.
Trapinhos brancos ou de cor clarinha: algodãozinho, popeline, lençol velhinho, camisa de algodão fininha que não serve mais… etc. Não serão cortados com a tesoura, serão rasgados com a mão.
Imagem de gesso branca, sem base de preparação, com maior destaque e área para o rosto (masculino ou feminino)
Demais utensílios: Potinhos pequeninos de louça ou copinhos de vidro; pipeta descartável ou conta gotas; azulejo branco ou vidro plano; espátula plana para preparar a tinta; paninhos de limpeza para os pincéis ou papel toalha.


Datas: 03, 10, 17, 24, 31 de outubro e 07 de novembro de 2020 (sábados)
Horário: das 14h às 16h30 – aula até 16 horas e meia hora de plantão do professor para sanar as dúvidas (das 16h às 16h30)
Carga horária: 15 horas

INVESTIMENTO

Valor: R$ 280,00 à vista, depósito bancário ou transferência ou R$ 300,00 em duas vezes.

Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393 – 11 98174-3483

CERTIFICADO
O certificado digital será disponibilizado no seu perfil do site.
Clique aqui e faça seu cadastro para receber o certificado digital ao final do curso
As aulas serão ministras na plataforma do Museu – https://maseducacao.com.br

Compartilhar