O Museu de Arte Sacra de São Paulo, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo,  abre dia 25/08 a exposição “Te Deum”, que recorda o costumeiro ato litúrgico para a recepção de autoridades, tanto políticas quanto eclesiásticas.

Dom Pedro

A oração cantada do Te Deum Laudamus (A Ti Deus louvamos), precede o Ofício Litúrgico de algumas horas canônicas. Como costume colonial, as orações cantadas sempre tiveram grande importância artística e cultural no Brasil. Grandes compositores dessas peças fizeram história na música brasileira, a exemplo do Mestre de Capela da Velha Sé do Rio de Janeiro, Padre José Maurício Nunes Garcia, seu contemporâneo em São Paulo, André da Silva Gomes, compôs e regeu muitos atos litúrgicos na Velha Sé Paulopolitana.

Recepcionando o Príncipe Dom Pedro e sua comitiva, após a jornada de 13 dias vindo do Rio de Janeiro, o antigo costume religioso aconteceu na igreja da Sé em 1822, no bispado de Dom Matheus de Abreu Pereira, lá foi recebido com grande solenidade. As cerimônias civis davam início nas igrejas, dado o vínculo entre a Igreja e o Estado, fundindo assim os dois poderes.

Relíquias da Antiga Sé e outras peças históricas compõem a ambientação despretensiosa da Igreja primacial de São Paulo, produzindo uma atmosfera que lembra a Velha Sé paulistana. O Museu faz com que o visitante se sinta presente na cerimônia da recepção pública do futuro Imperador do Brasil, Dom Pedro.

Exposição: “Te Deum
Curadoria: Beatriz Augusta Cruz e João Rossi
Período: de 25 de agosto a 29 de dezembro de 2022
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (ao lado da estação Tiradentes do Metrô)
Tel.: 11 3326-5393 – informações adicionais
Horários: De terça-feira a domingo, das 09 às 17h (entrada permitida até as 16h30)
Ingresso: R$ 6,00 (Inteira) | R$ 3,00 (meia entrada nacional para estudantes, professores da rede privada e I.D. Jovem – mediante comprovação) | Grátis aos sábados | Isenções: crianças de até 7 anos, adultos a partir de 60, professores da rede pública, pessoas com deficiência, membros do ICOM, policiais e militares – mediante comprovação
RECOMENDA-SE UTILIZAÇÃO DE MÁSCARA
INGRESSOS PODEM SER ADQUIRIDOS ATRAVÉS DO SITE DO MUSEU
Técnicas: mistas.
Dimensões: variadas

Compartilhar