MÉTODO
Curso presencial

PÚBLICO-ALVO
Professores, artistas, arquitetos, profissionais de comunicação e design, agentes culturais e urbanísticos, historiadores, museólogos, curadores, filósofos, sociólogos, psicólogos, antropólogos e estudantes e profissionais interessados nos assuntos abordados.

EMENTA
O processo interpretativo de uma obra de arte apresenta inúmeras especificidades, em que variados métodos podem ser associados, no intuito de explorar, tanto seus possíveis significados, como seus aspectos estilísticos. A partir de uma fundamentação semiótica, de matriz peirciana, o curso propõe explorar as correspondências semânticas e sensíveis existentes nas obras arte, como meios de ampliar a análise interpretativa da arte, com destaque às obras de artes visuais. 

PROGRAMA DAS AULAS
Aula 1: 07 de novembro de 2023
As diferentes correntes semióticas e a semiótica de Charles S. Peirce;

Aula 2: 14 de novembro de 2023
Especificidades da percepção visual à luz da filosofia peirciana;

Aula 3: 21 de novembro de 2023
Experiência estética, fruição da arte e os fundamentos para uma semiótica da arte;

Aula 4: 28 de novembro de 2023
Espiral estético-semiótica: processo interpretativo da arte.

DOCENTE
Profa. Dra. Lucia de Souza Dantas
(Celular: (11)999133047 | E-mail: luciadesouzadantas@gmail.comCV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8020944631772359)
Doutora em Filosofia (PUC-SP/2019), mestre em Filosofia (FSB-SP/2013) e graduada em Artes Plásticas (FAAP-SP/1995). Desde 2014 é professora de Estética do curso de Filosofia da Faculdade de São Bento – SP, onde também coordena o Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEX) e o Grupo de Pesquisa ‘Estética & Arte Sacra’ (em parceria com o Museu de Arte Sacra -SP). Desde 2020 é professora e coordenadora da IdeiaViva – Escola de cultura, onde ministra cursos livres nas áreas de Filosofia, Estética, Semiótica e História da Arte. É membro do GT de Semiótica e Pragmatismo da ANPOF desde 2016. De 2015 a 2022 coordenou o Grupo de Pesquisa de Pragmatismo e Estética do Centro de Estudos de Pragmatismo do Programa do Centro de Estudos sobre Pragmatismo, CNPq, vinculado ao Programa de pós-graduação em Filosofia- PUC-SP. É membro do ICOM-BR (Internacional Council of Museums – Comitê brasileiro) desde 2009. Desenvolve pesquisa nas áreas de Estética e Semiótica e História e Hermêutica da Arte, tendo publicado livros, artigos e traduções nesses temas.

Datas: 07, 14, 21 e 28 de novembro de 2023 (terças-feiras)
Aulas
: Das 14 às 16h30
Carga horária: 10 horas
Valor: R$ 180,00
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Metrô Tiradentes Estacionamento gratuito – Rua Jorge Miranda, 43 – Luz
Ao final do curso o aluno receberá o certificado de participação

BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
Dantas, Lucia Ferraz Nogueira de Souza. Contribuições da filosofia de Charles S. Peirce para uma investigação acerca de questões de fenomenologia e ontologia das obras de arte. 2019. 309 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.Ibri, Ivo Assad. Semiótica e Pragmatismo – Interfaces teóricas, vol. 1. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica; Coeditora: FiloCzar, 2020.Peirce, Charles Sanders. Semiótica. Tradução de José Teixeira Coelho Neto. 2. ed. São Paulo: Perceptiva, 1990.
COMPLEMENTAR
DANTAS, Lucia Ferraz Nogueira de Souza. Pensando o qualisigno na cor: a experiência estética da cor como fator determinante na análise da escultura da Grécia antiga à luz da filosofia de Charles s. Peirce in: COGNITIO – Revista de Filosofia, São Paulo, Vol. 13, nº2, julho-dezembro, p.238-255, 2016.INNIS, Robert. Dimensions of Aesthetic Encounters: Perception, Interpretation, and the New York: State University of New York Press (SUNY Press), 2022.LEFEBVRE, Martin. Peirce’s Esthetics: A Taste for Signs in Art. In: Transactions of The Charles Sanders Peirce Society, v. 43, n. 2, 2007, pp. 319-344, 2007.PEIRCE, Charles Sanders. (1931-35 e 1958) The Collected Papers of Charles Sanders Peirce. Edited by Charles Hartshorne, Paul Weiss, and Arthur W. Burks. Cambridge, Massachusetts, Harvard University Press, 1931-35 e 1958. 8 vols. Eletronic Edition. [citado CP, seguido pelo número do volume e número do parágrafo].
_______. Telepatia e percepção. In: Cognitio: Revista de Filosofia, [S.l.], v. 18, n. 2, pp. 344-375, fev. 2018.
Outros autores e textos poderão ser indicados no decorrer das aulas.  
Compartilhar