Objetivo Geral:
Apresentar um estudo sobre a arte, a religião e a história da cidade de São Paulo, discutindo as formas que a arte barroca, neoclássica, eclética e moderna assumiram na sociedade paulistana desde os primeiros anos do seu povoamento. Aprofundar questões sobre a criação de instituições religiosas e a movimentação dos artistas para atender as demandas da Igreja e da sociedade aqui estabelecida e apresentar novos elementos no tocante à discussão sobre a arte e a história regional para o entendimento da composição do patrimônio artístico e cultural da cidade São Paulo, pensando a construção da memória local e sua relação com a história da arte brasileira. O objetivo final consiste em trabalhar esses conteúdos como formas possíveis de interpretação de uma identidade coletiva e o processo de sua formação e construção.  O curso pretende estimular seus participantes a perceberem sua realidade imediata como portadora de sentido social e cultural. Este curso pretende, principalmente, preencher uma lacuna no tocante a discussão sobre a arte, a composição do patrimônio artístico e cultural paulista e a construção da memória da cidade que é sempre pensada a partir de sua poderosa imagem de modernidade e contemporaneidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
– Apresentar a arte e a cultura como material reflexivo;
– Análise, crítica e contextualização de obras de arte sacra/religiosa;
– A Arte sacra/religiosa como um campo interdisciplinar do conhecimento: História, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia, etc.;
– Apresentar a História Regional como uma área privilegiada no campo da historiografia;
– Escolha de temas específicos para diversos trabalhos; estimular a produção de projetos em que a utilização da arte, da cultura e da história regional estejam presentes.

CONTEÚDO:

18 de maio de 2024
AULA 1 – A moradia paulista e as primeiras igrejas
Os bandeirantes e a expansão territorial. O extrativismo, a busca por pedras preciosas e o apresamento de índios. O surgimento de capelas, igrejas e devoções.

– Pátio do Colégio (Centro)
Praça Pateo do Collegio, 2 – Centro, São Paulo – SP

08 de junho de 2024
AULA 2 – São Paulo no século XVIII
Compreensão do passado colonial de São Paulo, suas primeiras igrejas e cidades. Igrejas e capelas como fundadoras de povoamentos e espaço de aglutinação social. O surgimento da demanda artística para altares, talhas e imagens devocionais para as Igrejas barrocas do século XVII e XVIII.

– Igreja de São Francisco de Assis
Largo São Francisco, 173 – Sé, São Paulo – SP – Metrô 1 azul: Sé
– Igreja das Chagas do Seráphico Pai São Francisco.
Largo São Francisco, 173 – Sé, São Paulo – SP – Metrô 1 azul: Sé

15 de junho de 2024
AULA 3 – São Paulo no século XVIII
Compreensão do passado colonial de São Paulo, suas primeiras igrejas e cidades. Igrejas e capelas como fundadoras de povoamentos e espaço de aglutinação social. O surgimento da demanda artística para altares, talhas e imagens devocionais para as Igrejas barrocas do século XVII e XVIII.

– Igreja de Santo Antônio (Pça Patriarca)
Praça do Patriarca, 49 – Centro, São Paulo – SP
– Igreja de São Gonçalo (Praça João Mendes)
Praça João Mendes, 108. Centro – São Paulo – SP

29 de junho de 2024
AULA 4 – São Paulo no século XVIII
Compreensão do passado colonial de São Paulo, suas primeiras igrejas e cidades. Igrejas e capelas como fundadoras de povoamentos e espaço de aglutinação social. O surgimento da demanda artística para altares, talhas e imagens devocionais para as Igrejas barrocas do século XVII e XVIII.

– Igreja da Ordem Terceira do Carmo (centro)
Avenida Rangel Pestana, nº. 230 – Centro, São Paulo
– Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte
R. do Carmo, 202 – Centro, São Paulo

06 de julho de 2024
AULA 5 – A Proclamação da República, a imigração e a construção da cidade ao modelo europeu.
As igrejas ecléticas da Belle Épocque.

– Igreja e Matriz da Sé
Praça da Sé – Sé, São Paulo – SP

A quem se destina:
O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.

Professor:
Prof. Dr. Marcos Horácio Gomes Dias é Doutor em História Social pela PUC-SP; Mestre em História Social pela USP; pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pelo Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Bacharel em Ciências Sociais pela USP. Tem experiência na área de História e Sociologia, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arte; História do Barroco e do Rococó; Arte e Cultura em Minas Gerais; Neoclássico, Império e século XIX no Brasil; Teoria da Cultura; Patrimônio Histórico; História da Produção da Imagem; Teoria da Comunicação e Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira.

Data:  18 de maio, 08, 15, 29 de junho e 06 de julho de 2024 (sábados)
Horário: 
das 10:30 às 12h30
Valor: R$ 360,00 à vista
Vagas limitadas: 20
Carga horária: 10h
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: 113322-5393
Whatsapp+55 (11) 99466-6662
Pontos de encontros –  locais a serem visitados


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