MINAS GERAIS (SÉCS. XVIII E XIX)

Março de 2019 – 3 dias – 2 noites

OBJETIVO:

O objetivo é apresentar um estudo in loco sobre a arte e a cultura de Minas Gerais dos séculos XVIII e XIX nas cidades de São João del Rei e Tiradentes. O curso pretende auxiliar na identificação dos diferentes estilos artísticos (Barroco, Rococó e Neoclássico) e aprofundar questões sobre a criação das instituições religiosas e a movimentação dos artistas para atender as demandas da Igreja e da sociedade mineira.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
São João Del Rei e Tiradentes: Arte, Cultura e Identidade.
– A arte, a religião e a história do Sul de Minas;
– O Barroco e a formação cultural do sul de Minas Gerais;
– O Barroco e a construção de práticas e mentalidades;
– Minas Gerais: Barroco, Rococó e Neoclássico;
– Casas, igrejas, museus e monumentos: análise iconográfica.

Patrimônio Histórico e Identidade:
– A arte como forma de conhecimento;
– A composição do patrimônio artístico e cultural do Sul de Minas;
– A construção da memória local e sua relação com a história da arte brasileira
– Os monumentos históricos e a construção da identidade;

ROTEIRO:
22 de março de 2019
01 DIA – São Paulo/Tiradentes
– Saída de São Paulo – Museu de Arte Sacra – 06:30hs
– Chegada em Tiradentes – 14:00hs
– Tempo Livre/Almoço
– Igreja Matriz de Santo Antônio
– Passeio pelo centro histórico

23 de março de 2019
02 DIA – São João Del Rei
– Igreja São Francisco de Assis
– Almoço
– Igreja de Nossa Senhora do Carmo
– Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar

24 de março de 2019
03 DIA – Tiradentes/São João Del Rei/São Paulo
– Igreja de Nossa Senhora do Rosário
– Museu de Sant’Ana
– Partida de trem Maria Fumaça – Tiradentes/São João del Rei:
– Almoço em São João Del Rei
– Saída para São Paulo – 14hs

*Roteiro sujeito a alterações devido a comemorações religiosas ou atividades públicas que não são informadas ou planejadas com antecedência pelos seus organizadores.

A quem se destina:
O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.

Professor:
Marcos Horácio Gomes Dias: é Doutor em História Social pela PUC-SP; Mestre em História Social pela USP; pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pelo Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Bacharel em Ciências Sociais pela USP. É pesquisador da cultura e da realidade mineiras e ministra cursos de História da Arte e de Barroco Mineiro, cursos de História da Arte “in loco” em cidades históricas brasileiras para alunos de diversas universidades e desenvolve ainda pesquisas e consultorias na área de história para vários projetos culturais. Tem experiência na área de História e Sociologia, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arte; História do Barroco e do Rococó; Arte e Cultura em Minas Gerais; Neoclássico, Império e século XIX no Brasil; Teoria da Cultura; Patrimônio Histórico; História da Produção da Imagem; Teoria da Comunicação e Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira.

Carga Horária: 30 horas
Investimento: Valor por pessoa em apto duplo R$ 1.400,00 a vista (ou R$ 1.600 em 04 vezes)
Suplemento para apto single – R$ 1.650,00 a vista (ou R$ 1.800,00 em 04 vezes)
Em caso de cancelamento de sua ida, pode substituir por outra pessoa até 07 dias antes da viagem.

Incluso:
– Transporte em ônibus semi leito (42 lugares, apoio de pernas, TV, DVD, toalete, geladeira e Wi-Fi). Todo o translado das atividades será feito com o ônibus fretado.

Pousada Chafariz Das 04 Estações – Tiradentes
Rua do Chafariz, Nº 120 – Bairro Centro, Tiradentes – MG, 36325-000 – Telefone:(32) 3355-1352 – http://www.chafarizdasquatroestacoes.com.br/home/

Está incluso no pacote: café-da-manhã self-service, internet wireless (em determinados pontos da pousada), estacionamento privativo (não coberto), piscina, sauna, quadra poliesportiva, quadra de areia de peteca, sala de estar com lareira e televisão com acesso a sky e uma área de lazer com sinuca totó e churrasqueira.

Esta localizado no centro histórico de Tiradentes, em frente ao monumento histórico do Chafariz de São José, a 150 metros da Igreja Matriz de Santo Antônio e a 04 minutos de caminhada da praça principal.

Nos apartamentos tem frigobar, televisão de led, ventilador de teto, telefone com discagem direta, secador de cabelo (solicitar na recepção) e chuveiro com aquecimento a gás.

– Monitoria: Prof. Dr. Marcos Horácio Gomes Dias

Não Incluso: despesas com refeições, bebidas e locais de visitação (igrejas, museus, trenzinhos)

Saída: Museu de Arte Sacra de São Paulo – Rua Jorge Miranda, 43
Dia: 22 de marco de 2019  às 6h00
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metro Tiradentes.
Retorno: dia 24 de março de 2019 – 22hs (aproximadamente)
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br
Vagas: 30 vagas