MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois disso, são automaticamente retiradas do sistema.

Objetivo geral
Compreender os principais momentos da vida de São Francisco de Assis e analisar esses momentos no fio cronológico dos movimentos e expressões da Arte.

Objetivos Específicos
-Identificar a complexidade do estudo da vida e importância histórica e artística de São Francisco de Assis.
-Analisar a presença de São Francisco de Assis na Arte Ocidental.

Ementa
Este curso, em quatro encontros, propõe-se a compreender a vida de São Francisco de Assis, ao mesmo tempo, analisando a interpretação que determinados momentos históricos e estéticos dão a certos acontecimentos ao invés de outros. Do São Francisco de Assis que abraça a penitência e a morte ao santo ecológico e exemplo da alegria da fraternidade, cada época recorta um perfil de Francisco que melhor responde às inquietações em que vive e esse perfil se reflete na produção artística.

PÚBLICO ALVO/ ESCOLARIDADE
O conteúdo oferece embasamento para todos os interessados. Embora pautado pelo rigor dos estudos científicos e filosóficos, o curso se pretende acessível ao grande público, sem que haja necessidade de uma formação especializada.

SOBRE O DOCENTE
O Prof. Dr. José Luís Landeira é pós doutor em “Materialidades da Literatura” pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, formado em Línguas e Literaturas Neolatinas pela Universidade de Coimbra, mestre em Filologia e Língua Portuguesa (USP) e doutor em Linguagem e Educação (USP), é. Sua pesquisa incide sobre as relações entre a Idade Média e a Contemporaneidade; a Linguagem Artística e a Transcendência.

Programa

06 de junho de 2023
Aula 1: A CONVERSÃO DE FRANCISCO DE ASSIS DENTRO DO CONTEXTO DA IDADE MÉDIA
O Contexto Histórico e Social. A Burguesia Medieval. Uma Revolução chamada Francisco. O Problema das Biografias. A conversão de São Francisco de Assis. O beijo ao leproso. Conversão de São Francisco na Arte Medieval, no Renascimento, no Barroco, no Século XIX e na Contemporaneidade.

13 de junho de 2023
Aula 2: OS COMPANHEIROS, A FUNDAÇÕES, A PENITÊNCIA, AS PRIMEIRAS REGRAS
O impacto da pregação de São Francisco no cotidiano medieval. Os primeiros companheiros. Clara de Assis. Francisco de Inocêncio III. Entre a Pobreza e a Riqueza. Representação do início dos trabalhos de São Francisco na Arte Medieval, no Renascimento, no Barroco, no Século XIX e na Contemporaneidade.

20 de junho de 2023
Aula 3:  A QUINTA CRUZADA, OS MILAGRES, OS ESTIGMAS
O quarto Concílio de Latrão. São Francisco de Assis na Quinta Cruzada. Os milagres em vida de São Francisco. Os estigmas: realidade ou invenção piedosa?  Representação de São Francisco no Oriente Médio, dos milagres e dos estigmas, na Arte Medieval, no Renascimento, no Barroco, no Século XIX e na Contemporaneidade.

27 de junho de 2023
Aula 4:  A UNIVERSALIDADE DO PENSAMENTO DE FRANCISCO DE ASSIS
A pobreza franciscana. São Francisco de Assis: Medieval ou Moderno? O artista Francisco de Assis: a sensibilidade lírica e poética. “Lá vai São Francisco pelo caminho…”

Período: 06, 13,  20 e 27 de junho de 2023 (terças-feiras)
Horário: Das 19 às 21 horas
Valor: R$ 100,00 à vista
Carga horária: 08 horas
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
CERTIFICADO
As aulas serão ministradas online na plataforma Zoom.

Compartilhar