O Museu de Arte Sacra de São Paulo, equipamento da Secretaria de Estado da Cultura, exibe São Francisco de Assis, das Chagas e de Todo Mundo. A mostra representa uma homenagem à visita do Papa Francisco ao Brasil, durante a pré-Jornada Mundial da Juventude, e é dedicada a São Francisco de Assis, um dos santos mais populares do país.

A ambientação do espaço da sala expositiva é feita de forma que os visitantes sintam-se no interior da Igreja de São Francisco de Assis, de São João Del Rei, MG; com plotagens reproduzindo segmentos e seções da igreja. Ao centro, diversas imagens do santo são dispostas em uma plataforma, como se todos “caminhassem” em direção ao altar mor, localizado ao fundo do espaço. Dentre as várias representações de São Francisco, temos como destaques da exposição (I) São Francisco das Chagas, século XVII, procedente da Capela de Nossa Senhora dos Aflitos – SP; (II) Ostensório, 1954, da Igreja da Imaculada Conceição – SP; e (III) São Francisco, do século XX, feita pelo Mestre Expedito.

A pré-Jornada, ou Semana Missionária, acontece em São Paulo entre os dias 16 e 20 de julho. A programação inclui atividades culturais, visitas históricas, momentos de oração e celebração nos santuários e locais de peregrinação. Com o intuito de disseminar a oração, a solidariedade e a cultura, as atividades dessa semana “preparatória” à Jornada Mundial da Juventude promovem a aproximação dos participantes com a Igreja Católica e a experiência vital da paternidade espiritual do Papa.

Exposição: São Francisco de Assis, das Chagas e de Todo Mundo
Período: de 13 de julho a 11 de agosto de 2013
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo – Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo
Tel.: (11) 3326-5393 – visitas monitoradas