O Museu de Arte Sacra de São Paulo promove um Curso in Loco “A CIDADE DE SANTOS: PATRIMÔNIO, HISTÓRIA E LUGARES DE MEMÓRIA” com Profs. Fabricio Forganes Santos


OBJETIVO:
A visita tem por objetivo apresentar a história da cidade de Santos a partir de igrejas centenárias e dos lugares de memória que ainda resistem no emaranhado das ruas do centro histórico deste importante município portuário. Tendo como ponto de partida o Outeiro de Santa Catarina, o percurso avança por ruas que preservam os casarios construídos no auge da temporalidade do café, possibilitando conhecer marcos arquitetônicos como as igrejas das carmelitas, franciscanos e beneditinos. Além dos templos católicos, a aula in loco proporcionará o contato com o belíssimo acervo do Museu de Arte Sacra de Santos, uma parada para degustar o delicioso café do Museu do Café, e um fim de tarde admirando a linda vista da cidade a partir do mirante localizado no alto do Monte Serrat, lugar privilegiado e “morada da padroeira dos santistas”.


ROTEIRO DA AULA:
Manhã: O horário previsto para o inicio do percurso pelo centro histórico de Santos é de 09h00, sendo o ponto de partida o Outeiro de Santa Catarina. A partir daí a caminhada segue pela Praça da República – lugar do antigo Colégio dos Jesuítas da Vila de Santos –, Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Pantheón dos Andradas, Rua XV de novembro, Museu do Café, Rua Tuiuti, Igreja de Santo Antônio do Valongo e Rua do Comércio.

Tarde: Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Museu de Arte Sacra de Santos e Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat (opção de bondinho). Retorno previsto para São Paulo as 18h30.


A QUEM SE DESTINA:
O conteúdo do curso destina-se ao público em geral interessado em conhecer a história da cidade de Santos, uma das primeiras vilas fundadas no Brasil do século XVI, analisando a arte religiosa e a arquitetura do local. Contudo a abordagem na interface história X urbanismo também desperta interesse aos historiadores, arquitetos e urbanistas, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, estudantes universitários ou profissionais que atuam em projetos de preservação cultural ou patrimonial.


PROFESSOR:
Fabricio Forganes Santos é arquiteto e urbanista formado pela Universidade Católica de Santos. Já atuou como curador de arte sacra no Museu de Arte Sacra de Santos-SP e atualmente é professor no Museu de Arte Sacra de São Paulo. Desenvolve sua pesquisa de mestrado, tendo como objeto as Igrejas das Irmandades dos Homens Pretos, sendo membro do Projeto Barroco Cifrado FAPESP/USP e integrante da Comunidade do Rosário na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França, onde contribui na liturgia das celebrações inculturadas.


INVESTIMENTO:
R$ 215,00 a vista ou R$ 250,00 (02 vezes) dinheiro ou depósito bancário. Após o envio do comprovante sua inscrição estará formalizada.

Incluso:
– Transporte (ônibus , ar condicionado,TV, toalete) que ficará à disposição durante a viagem.
Todo o translado das atividades será feito com o ônibus fretado.
– Monitoria – Fabricio Forganes Santos

Não incluso
– despesas com refeições, bebidas, estacionamento e bondinho.


Saída e Retorno: Estacionamento do Museu de Arte Sacra de São Paulo – Rua Jorge Miranda, 43
Data: 30 de março de 2019 – sábado
Horário saída:
6h30
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metro Tiradentes.
Ponto de encontro: estacionamento do Museu – Rua Jorge Miranda, 43
Horário retorno: previsão – 20hs no Museu
Carga horária:
10hs No final do curso o aluno receberá o certificado.
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações:
(11) 5627.5393
Vagas:
30 (trinta)

Importante: A lista dos passageiros completa com nomes e RGs precisam estar no DNER com antecedência. Seu comprovante de depósito é seu comprovante de inscrição. Em caso de cancelamento de sua ida, pode substituir por outra pessoa até 7 dias antes da viagem.

 

Compartilhar