METODOLOGIA
Curso presencial

OBJETIVO
O objetivo do curso é apresentar o Santo Sudário de Turim não apenas como um objeto de cunho religioso, uma “mera” relíquia, mas como um dos objetos mais estudados durante o século XX; além disso, apresentaremos e analisaremos também as últimas pesquisas efetuadas no século XXI.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
– Apresentar o Sudário de Turim não só como objeto de cunho reflexivo e histórico; mas, de modo especial, como objeto de cunho científico;
– Tecer reflexões acerca da visão científica do Sudário, a partir a) da fotografia de Secondo Pio no século XIX; b) das pesquisas empíricas realizadas ao longo do século XX; c) dos resultados do grupo estadunidense STURP, em 1978, bem como de seus desdobramentos; e d) dos novos estudos a partir das novas teorias da imagem e das novas técnicas digitais disponíveis.
– Abordar a questão da presença ou não de sangue na mortalha: Dr. John Heller, Dr. Baima Bollone entre outros.
– Analisar, criticamente, as principais pesquisas científicas acerca do Sudário realizadas a partir do século XXI;

PROFESSOR:
JACK BRANDÃO
Doutor pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisador da arte medieval, renascentista e seiscentista, de modo especial de sua recepção pelo leitor hodierno; desenvolvendo o conceito de iconofotologia, com o qual mantém sua linha de pesquisa. Autor de livros acerca do tema, bem como de artigos referentes ao assunto em revistas acadêmicas do Brasil e do exterior; romancista e poeta. Diretor do Centro de Estudos Logo-imagético CONDES-FOTÓS e editor da revista acadêmica Lumen et Virtus.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1ª aula  – 05 de junho de 2023
– Panorama histórico e teorias acerca do aparecimento do Santo Sudário de Turim.

2ª aula – 12 de junho de 2023
– Secondo Pia e o surgimento da fotografia como elemento basilar nos estudos sindônicos;
– A questão da imagem fotográfica analógica (o positivo-negativo) no Sudário de Turim;
– A questão da imagem fotográfica digital: estrutura “pixelar” do Sudário de Turim: uma imagem 3D;
– Visão e leitura “radiográfica” da Paixão de Cristo a partir do Sudário de Turim.

3ª aula – 19 de junho de 2023
– A linha de pesquisa e resultados do grupo estadunidense STURP;
– Questões científicas levantadas a partir de seus resultados pós-1978;
– A questão das duas imagens presentes no Sudário de Turim: a questão da imagem do homem.

4ª aula – 26 de junho de 2023
– A questão das duas imagens presentes no Sudário de Turim: a questão das imagens de sangue;
– A questão do sangue: Dr. John Heller, Dr. Baima Bollone entre outros;
– As pesquisas no século XXI e as novas abordagens atômicas relacionadas ao Sudário de Turim.
– Que esperar das novas pesquisas do século XXI?

A QUEM SE DESTINA:
O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de arte, cientistas, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.

4 dias de aulas: 05, 12, 19 e 26 de junho de 2023 (segundas-feiras)
Aulas: das 15h00 às 17h30
Valor: R$ 200,00 à vista – R$ 240,00 (02 vezes) vagas limitadas
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metrô Tiradentes.
Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso):  Rua Jorge Miranda, 43