O conjunto arquitetônico colonial do Centro Histórico de Santana do Parnaíba possui mais de duzentas casas e construções datadas dos séculos XVII e XVIII, destacando-se a Igreja Matriz de Sant’Ana. Trata-se do maior conjunto colonial existente no estado de São Paulo.

A Casa Grande do sítio Santo Antônio foi construída aproximadamente em 1640, pelo bandeirante Fernão Paes de Barros e a capela do Sitio Santo Antônio em 1962, a 30 metros da Casa Grande.

Aula in Loco

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Visita ao Sítio Santo Antonio, em São Roque
– Igreja Matriz de Santana do Parnaíba
– Museu Anhanguera
– Casarão Monsenhor Paulo Florêncio da Silveira Camargo
– Cine Teatro Coronel Raymundo
– Conjunto arquitetônico, em Santana do Parnaíba

Roteiro sujeito a alterações devido a comemorações religiosas, atividades públicas, restauros que não são informadas ou planejadas com antecedência pelos seus organizadores

Professor
Marcos Horácio Gomes Dias é Doutor em História Social pela PUC-SP; Mestre em História Social pela USP; pós-graduado em Arte e Cultura Barroca pelo Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Bacharel em Ciências Sociais pela USP. Tem experiência na área de História e Sociologia, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arte; Arte Sacra; História do Barroco e do Rococó; Arte e Cultura em Minas Gerais; Neoclássico, Império e século XIX no Brasil; Teoria da Cultura; Patrimônio Histórico; História da Produção da Imagem; Teoria da Comunicação e Realidade Socioeconômica e Política Brasileira.

INVESTIMENTO:
R$ 260,00 à vista ou R$ 280,00 (02 vezes).
Após o envio do comprovante sua inscrição estará formalizada.

Em caso de cancelamento de sua ida, pode substituir por outra pessoa até 7 dias antes da viagem. Não devolvemos valores pagos como garantia de reserva.

Incluso:
Transporte (ônibus , ar condicionado, toalete) rádios de comunicação, monitoria do professor

Não incluso:
despesas com refeições, bebidas.

Opção de almoço: O Restaurante São Paulo Antigo serve comida tropeira/mineira em sistema de self-service. O restaurante é um clássico de Santana de Parnaíba, existe desde 1977 e tem 3 ambientes grandes, com capacidade para 200 pessoas. Vale muito a pena.

Rua Álvaro Luiz do Vale, 66 – Centro Histórico
Santana de Parnaíba-SP – Brasil

Aos finais de semana o leitão à pururuca é o destaque do cardápio.

Saída e Retorno: Estacionamento do Museu de Arte Sacra de São Paulo – Rua Jorge Miranda, 43
Data: 11 de novembro de 2023 – sábado
Horário de saída:
Endereço:
 Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metro Tiradentes.
Ponto de encontro: estacionamento do Museu – Rua Jorge Miranda, 43
Horário retorno: previsão – 18h00 no estacionamento do Museu
Carga horária:
Ao final do curso o aluno receberá o certificado.
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: