O Museu de Arte Sacra de São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura e Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em parceria com o Metrô | Companhia do Metropolitano de São Paulo e Associação dos Amigos da Criança Autista (AUMA), abre a mostra SAGRADA INCLUSÃO composta de obras de arte criadas a partir de visitas prévias de grupos de crianças às exposições em cartaz no MAS.SP.
A abertura ocorre no dia 01 de julho, sábado, às 11hs., na Sala MAS | Metrô – Estação Tiradentes.
Não excludente, por essência, o MAS.SP e o seu Núcleo de Ação Educativa buscam modos diferenciados, parcerias relevantes e possibilidades criativas para que os públicos não contemplados com programações culturais corriqueiras possam se sentir bem-vindos à instituição. SAGRADA INCLUSÃO é uma exposição com preparo em duas etapas prévias: nos dias 6 e 15 de junho, dois grupos de alunos da AUMA visitaram o museu para conhecer o espaço e as obras exibidas tanto na mostra de longa duração como nas salas de exposições temporárias. A partir desse momento, foram instados a criar seus próprios trabalhos que agora compõem a mostra.
O projeto possui vários objetivos sendo que um dos mais relevantes é a “possibilidade de dar acesso a um segmento da sociedade muitas vezes excluído das experiências culturais, tanto do ponto de vista da apreciação quanto da produção”, explica Denyse Emerich, coordenadora do Núcleo de Ação Educativa do MAS.SP.
A arte, uma ação criativa que em sua essência é de livre expressão de sentimentos e impressões, permite aos alunos criarem o que mais lhes impressionar da forma que melhor traduza suas emoções. A surpresa será o mote e a intensidade, ou não, que estarão presentes. Na posição de artista criativo, em SAGRADA INCLUSÃO o grupo irá mostrar que esse diferencial não é um impeditivo para que seja possível aos autistas sentirem, registrarem e transmitirem emoção!
“As atividades artísticas contribuem para a inclusão do ser humano, pois favorecem a elaboração de conteúdos internos e propiciam vivencias sensoriais. Para o indivíduo com TEA não é diferente. Outra característica da arte é oferecer a oportunidade das pessoas autistas trabalharem na matéria concreta, como a tinta, o pincel e a tela. Por tudo isso e muito mais, a manifestação artística é um canal para a pessoa com autismo desvelar o seu mundo interior, o seu lado mais profundo”. Denyse Emerich
Associação dos Amigos da Criança Autista (AUMA)
Entidade assistencial, sem fins lucrativos, fundada na cidade de São Paulo em 25 de janeiro de 1990 com o intuito de preencher parte de uma lacuna existente nas redes educacionais brasileiras, tanto públicas como privadas. Nascida da dificuldade de Eliana Boralli em encontrar atendimento especializado para sua filha autista. A AUMA tem como missão criar programas educacionais de adaptação, integração social e inclusão de pessoas autistas com o olhar do ser integral, em que o fazer e o conhecer estão a serviço do ser, manifestado em sua pureza a essência das dimensões física, emocional, mental e espiritual.
O programa da AUMA inclui Educação Especializada para pessoas autistas por meio do CEAACA – Centro Educacional da Associação dos Amigos da Criança Autista Nathália Boralli, atendimento de orientação, encaminhamento e treinamento de familiares, capacitação e orientação de profissionais interessados e estudantes, esclarecimento à comunidade em geral por meio da divulgação do tema autismo na imprensa, consultoria às Secretarias de Educação Estaduais e Municipais na capacitação de profissionais das redes pública e privada para a inclusão de pessoas autistas em ensino regular, como também das APAES e de outras entidades congêneres. Publicações técnicas e científicas de bibliografias e artigos científicos em congressos internacionais.
AUMA – Aquela que acredita no “SER” como “SER PENSANTE”.
Exposição: “SAGRADA INCLUSÃO”
Abertura: 01 de julho – sábado – às 11hs.
Período: de 01 de julho a 6 de agosto de 2023
Local: Sala MAS/Metrô – Estação Tiradentes
Endereço: Av. Tiradentes – Luz, São Paulo (grátis para usuários do Metrô)
Número de obras: 30
Técnica: desenhos e pinturas
informações adicionais: Tel.: 11 3326-5393
Horários: de terça-feira a domingo, das 9 às 17h