O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo)

APRESENTAÇÃO
O presente curso pretende abordar as diferentes formas de representação do corpo humano, em especial em alguns de seus componentes orgânicos e membros. Através de um passeio por exemplos retirados da História da Arte, da Arte Sacra, dos estudos de anatomia e da cultura de massa, procuraremos refletir sobre o processo de (re)apresentar o corpo humano, atribuindo-lhe significados, simbologias e emoções, e como tais processos se encaminham para tentativas de elaborar a vida, a morte e os mistérios do orgânico.

Dia: 19 de agosto de 2022
AULA 1: REAPRESENTAR O CORPO: uma introdução visual

Dia: 26 de agosto de 2022
AULA 2: OSSOS

Dia:02 de setembro 2022
AULA 3: PELE

Dia: 09 de setembro 2022
AULA 4: CABELOS

Dia:16 de setembro 2022
AUL A 5: CORAÇÃO

Dia:23 de setembro 2022
AULA 6: PÉS e MÃOS

Dia:30 de setembro 2022
AULA 7: OLHOS E BOCA

PROFESSORA
Vanessa Beatriz Bortulucce
 é Pós-doutora pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005), é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Universidade São Judas Tadeu e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Sacra, Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, Estética dos regimes totalitários, História em Quadrinhos, História do Design, Teoria da Comunicação, Cinema, Indústria Cultural, tradução. Pesquisadora independente, possui em seu currículo artigos e livros que abordam a análise da imagem, em seus mais variados contextos.

PÚBLICO
O conteúdo do presente curso está voltado para estudiosos de arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, pesquisadores, estudantes e demais profissionais que utilizem a imagem em suas atividades, bem como interessados em geral.

Período: 19, 26 de agosto e 02, 09, 16, 23 e 30 de setembro de 2022  (sextas-feiras)
Horário:  Das 16 às 18 horas
: R$ 400,00 à vista