O Museu de Arte Sacra de São Paulo têm o prazer de convidá-los para a palestra gratuita: Projeto Rede de Conversas: Mosteiro e Bairro da Luz no decurso da história“, que será ministrada pelo Prof. Dr. Amilcar Torrão Filho.

Prof. Dr. Amilcar Torrão Filho

Será apresentado um panorama da fundação do Convento da Luz, local de exercício de religiosidade e espiritualidade feminina, no contexto de uma política ilustrada em São Paulo no século XVIII e a construção na região da Luz de um território de expansão da cidade, de exercícios militares e recreação, com a construção do Jardim Botânico (Parque da Luz).
O projeto Rede de Conversas tem como objetivo identificar temas no acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo que precisam e merecem ter a pesquisa aprofundada para gerar novas abordagens museológicas e educativas. A sobreposição dos conteúdos estudados vai formando uma rede, onde novos pontos de confluência temática dignos de aprofundamento vão sendo identificados.

PALESTRANTE:
Amilcar Torrão Filho – graduado em História pela USP, mestre e doutor pela Unicamp com estágio sanduíche na École de Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris. Professor do Departamento de História da PUC-SP e líder do grupo de pesquisa CNPq Núcleo de Estudos da Alteridade. Autor de diversos livros e artigos sobre história luso-brasileira, São Paulo colonial, urbanismo e literatura de viagem.

Data: 24 de agosto de 2022 (quarta-feira)
Horário: 20h
Onde: A palestra será virtual, transmitida ao vivo pelo canal de YouTube do MAS SP (https://youtu.be/PTwaf0kdE7w).
Não é necessária inscrição.
Haverá certificado.
: (11) 5627.5393