Os povos originários surgiram no Brasil há mais de 12 mil anos, no período da glaciação.

Pode-se imaginar a profunda conexão e conhecimento da fauna e flora brasileiras que eles possuem. São enciclopédias vivas sobre a nossa origem, trazendo consigo tradições, crenças, costumes, organização social e política, enfim, tudo o que diferencia e torna cada povo uma verdadeira Nação!

Conhecer, respeitar e proteger os indígenas brasileiros é manter viva a cultura do nosso país, aprendendo e trocando experiências para engrandecimento mútuo!

Esse é um dever não apenas cívico, mas principalmente humanitário!

Objetivos:
Esse trabalho tem como objetivo trazer à tona uma reflexão sobre as principais questões vividas pelos povos originários do Brasil e compreender qual o nosso papel na solução das mesmas.

Objetivos Específicos:
levar os participantes a criar características físicas e vestes na montagem de bonecos em papel machê e papietagem, não só homenageando nossos povos originários, mas retratando individualmente como cada participante vê estes povos.

Desenvolver junto com os participantes um boneco de papietagem, levando-os a conhecer o processo de criação e confecção dos mesmos.

Conteúdo programático:
– Breve histórico sobre a origem do papel machê e dos povos originários brasileiros.
– Papel machê x papietagem
– Mãos à obra

Prática construtiva:
– FORMATOS
– LUDICIDADE
– PROPORÇÃO
– CORES

PLANO DE CURSO
Após 15 min de conversa sobre a importância de se respeitar os povos originários no Brasil e promover sua cultura, todos os participantes serão convidados a montar seu boneco exclusivo e inseri-lo em um contexto real (através de cenografia ou fala que represente este contexto ou como deveria ser e como podemos atuar neste sentido).

METODOLOGIA:
Prática, e desenvolvimento das habilidades criativas e de montagem de uma escultura.
Composição boneco/cenário de boneco em papietagem em linguagem contemporânea.
Experimentação, no fazer se aprende.
Um cenário do tema será exposto para apreciação dos alunos.
Em um ambiente lúdico todos terão uma experiência criativa e enriquecedora.

Professora:
Maria Madalena Marques de Oliveira (Madalena Oliveira)
Formação acadêmica
2017 – 2020 –  Curso de Restauração e Conservação – Museu de Arte Sacra de São Paulo
1994 – 1996 – Pós-graduação em Comunicação com o Mercado – Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM
1982 – 1986 – Graduação em Artes Plásticas – UFU – Universidade Federal de Uberlândia
Artesã desde criança, desenvolve trabalhos manuais em tecido, papel e outros suportes.
Participou de vários eventos públicos com exposições e oficinas criativas.
Apaixonada pelo papel machê, técnica que utiliza em suas obras multimateriais e interdisciplinares.

Data: 19 de abril de 2024
Horário: das 9:30 às 13h
Carga horária
: 3h e meia