SOBRE O CURSO LIVRE

O curso livre será realizado em seis aulas, sendo 5 aulas praticas e 1 aula teórica com carga horaria total de 44 horas.

A parte prática tem como objetivo a realização da policromia e douramento de uma escultura em gesso de Nossa Senhora com menino Jesus de aproximadamente 45 cm. Como técnica a policromia se distingue da pintura simples por sua execução em camadas bem definidas, desta forma o curso prevê:

1. Sigilatura – preparação do suporte com o fechamento dos poros
  2. Amanitura/imprimitura  – preparação do gesso e aplicação dos fundos de cor
  3. Pastiglio – realização de altos relevos em gesso
  4. Douramento a Mixtion – aplicação de folhas de ouro tipo prima-prima sobre verniz a óleo
  5. Policromia a tempera de ovo – realização de tintas através de ovos, pigmentos e aditivos
  6. Spolvero – realização de cópia de motivos decorativos
  7. Sgraffito – decoração das vestes, realização de estofamentos com florais, rendilhados e motivos diversos
  8. Punzonatura – Baixo relevo através de punção
  9. Carnação – pintura a óleo dos corpos: pele, olhos, cabelos, lábios, base e acessórios
  10. Veladura/pátina – camadas a óleo com objetivo de tonalizar ou envelhecer

O curso é desenvolvimento em técnica de policromia italiana, que ao mesmo tempo propõe a manutenção dos aspectos formais e a adaptação a materiais e tecnologias contemporâneas. Por um lado tem-se o resgate de técnica antigas como a realização de tempera a ovo e da pintura a óleo em veladura, por outro lado tem-se a possibilidade real de aplicação técnica em diversos suportes como gesso, madeira, resina e cerâmica com douramento a óleo e utilização de materiais contemporâneos e acessíveis.

No ultimo dia, tem-se uma aula teórica de iconografia e mariologia, com visita guiada ao Museu de Arte Sacra de São Paulo.

POR QUEM?

Ana Rocha Tropia é natural de Mariana, MG, arquiteta pelas Universidades Federal de Ouro Preto e Tecnica de Lisboa. Trabalha como policromista de Arte Sacra desde 2003, com atelier aberto em Ouro Preto até 2018. É iconógrafa e mariologa, mestre em Arte Sacra pela Escola de Arte Sacra de Florença, na Itália onde vive desde 2019.

Paralelamente às atividades de pintura realiza atividades de docência desde 2016, com cursos online e presenciais. Atualmente é professora regular de Douramento e Pintura de Escultura na Escola de Arte Sacra de Florença.

Veja mais em: www.atelieranatropia.com

Siga no instagram: @atelieranatropia

PARA QUEM?

O curso é livre para todos os inscritos maiores de 18 anos. Não prevê formação ou experiencia anterior. Não possui vínculo com técnicas de restauro. É indicado para artistas plásticos, artesão, restauradores, historiadores, escultores, apreciadores de arte sacra em geral.

ONDE?

Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS-SP, localizado no endereço Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo – SP, 01102-000, Brasil.

Estacionamento gratuito! Rua Jorge Miranda, 43 – Luz

QUANDO?

22 A 27 DE MAIO DE 2023, das 09:00 horas as 17:00 horas.

QUANTO?

2.800,00 reais, sendo pagos 20% (R$ 560,00) no ato da matrícula e o restante até 10/05/2023.

PRECISO COMPRAR ALGO?

Todo material de pintura incluso! Cada aluno deve levar material pessoal para anotação, avental e luva de algodão.

RECEBO CERTIFICADO?

Sim! Com a conclusão das aulas o aluno recebe certificado emitido pelo Museu de Arte Sacra de São Paulo

BONUS!!! PREPARAÇÃO ONLINE GRÁTIS

É previsto o acesso ao curso online de desenho e pintura de florais barrocos, como parte da preparação para o curso prático. O acesso as aulas online é totalmente gratuito e se dará a partir da matrícula até o fim do curso presencial. Estas aulas não são obrigatórias para quem não sentir necessidade.

Confira conteúdo em>   https://www.atelieranatropia.com/curso-online-florais

COMO ME INSCREVO?

Envie um email para contato@atelieranatropia.com e recebera todas as informações e contrato de matrícula.

As inscrições serão encerradas ao atingir número máximo de 15 vagas.