Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dando sequência aos eventos comemorativos de seu Jubileu de Ouro, exibiu Pintura & Música na Arte Colonial Paulista: Jesuino do Monte Carmelo, sob curadoria de Emerson Ribeiro Castilho. A mostra é uma homenagem ao recém completado bicentenário de sua morte, reconhecido como um dos grandes artistas de São Paulo durante o Período Colonial, com atuação como: sacerdote, latinista, pintor, arquiteto, compositor e músico.

“O conjunto das obras reunidas, somado às recentes pesquisas e relatos históricos, apontam Jesuíno como articulador de uma possível oficina frente a sua grande produção plástica; tendo difundido seus ensinamentos e traços que podemos interpretar como “uma escola de pintura” com profunda influência na produção dos estilos artísticos do Barroco e Rococó Paulistas”, discorre o curador, Dr. Emerson Castilho.

Pintura & Música na Arte Colonial Paulista apresenta, em diálogo, raras aproximações das coleções de Igrejas Ituanas: Matriz de Nossa Senhora da Candelária (1780); Igreja do Senhor Bom Jesus (1765) e Nossa Senhora do Patrocínio (1820), onde as obras tem função de culto; somadas as obras musealizadas dos Museus de Música Sacra e Arte Religiosa Pe. Jesuíno do Monte Carmelo, Museu da Música – Itu, do Museu AfroBrasil e de toda coleção do Museu de Arte Sacra de São Paulo.

credito de imagem – Sonia Balady

Exposição: Pintura & Música na Arte Colonial Paulista: Jesuino do Monte Carmelo”
Artista: Frei Jesuíno do Monte Carmelo
Curadoria: