VAGAS ESGOTADAS

A aula concentra-se em explorar a Pinacoteca de São Paulo em seus aspectos arquitetônico, museal e artístico.  A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais, com ênfase na arte brasileira do século XIX até hoje. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, pertence à Secretaria de Estado da Cultura e é o mais antigo museu de arte na cidade. Está localizada no antigo prédio da Escola de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX pelo escritório de arquitetura de Ramos de Azevedo. Nos anos 90, o prédio passou por uma reforma substancial prevista pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

A Pina Contemporânea, fundada em 2023, está integrada aos edifícios já existentes, a Pina Luz e a Pina Estação. Este terceiro prédio consagra o museu de arte brasileira como o segundo maior da América Latina, com um total de 22.041 m², e potencial para receber mais de 1 milhão de visitantes por ano, ficando atrás apenas do Museu de Antropologia Nacional do México.

Etapas da visita:
– A arquitetura e a organização espacial da Pinacoteca;
– História do acervo permanente, com análise de algumas obras específicas;
– Visitação ao espaço da Pina Contemporânea;
– Análise da exposição na Pina Contemporânea;
– Tempo final livre para café e passeio ao Jardim que integra os dois espaços museológicos.

PROFESSORA
Vanessa Beatriz Bortulucce é Pós-doutora pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005), é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Faculdade Casper Libero e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Sacra, Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, Estética dos regimes totalitários, História em Quadrinhos, História do Design, Teoria da Comunicação, Cinema, Indústria Cultural, tradução. Pesquisadora independente, possui em seu currículo artigos e livros que abordam a análise da imagem, em seus mais variados contextos.

Data: 25 de novembro de 2023 (sábado)
Horário:
das 10 às 13h.
Carga horária
: 3h
Valor: R$60,00
Vagas limitadas – VAGAS ESGOTADAS
Saída e Retorno: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: 
Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metro Tiradentes.
Ponto de encontro: Estacionamento do Museu de Arte Sacra de São Paulo – Rua Jorge Miranda, 43 – as 9h30
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 3322-5393
Whatsapp: +55 (11) 99466-6662

Pinacoteca de São Paulo
EndereçoPraça da Luz, 2 – Luz, São Paulo – SP

Compartilhar