O Irã dos safávidas conheceu uma era de esplendor comparável à Turquia dos otomanos e à Índia dos mugais. Este “Império da Pólvora” usou seu prestígio e sua prosperidade para gerar uma das mais brilhantes experiências artísticas da civilização islâmica. Azulejo, cerâmica, tapeçaria, bem como a pintura em manuscritos, alcançaram níveis de excelência nunca vistos. A arquitetura também se notabilizou por um estilo que combinava o requinte, a exuberância e a monumentalidade. Acima de tudo, os safávidas assinalaram o fim de oito séculos de dominação por dinastias estrangeiras. Paladinos da fé xiita, guardiães do comércio asiático, artífices de uma nova identidade persa, foram eles a criar as bases do Irã moderno.

O ciclo abordará a história da dinastia safávida em três encontros:

09 de abril de 2019:

A Pérsia fraturada. De Tamerlão a Ismail. Rota da Seda, fluxo de riquezas e porosidade territorial. Invasão mongólica e fragmentação política: os reinos “timúridas”. O sufismo e sua derivação messiânica.

16 de abril de 2019:

O renascimento do império. A liderança carismática sufi dá lugar a uma nova ideologia: o nacionalismo xiita. Centralização do poder e fórmulas de inclusão cultural. A prosperidade dos mercadores judeus e armênios. Diplomacia, tensão e pragmatismo: a ameaça otomana, alianças com europeus e indianos.

23 de abril de 2019:

Esplendor e declínio. Isfahan, ícone do poder safávida. Bazares e atividade industrial: a Pérsia na economia-mundo. Cerâmica, tapetes, armas de fogo. O difícil equilíbrio interno. As aspirações frustradas e a rebelião afegã.


Professor: Plinio Freire Gomes

É autor de Um herege vai ao paraíso (Companhia das Letras). Graduou-se e fez mestrado em história, na Universidade de São Paulo. Viveu durante quase duas décadas no exterior, entre a Europa e o Oriente Médio. Leciona nos museus Masp, Museu de Arte Sacra e Mam; e em instituições como Casa do Saber, Centro Universitário Maria Antonia, Instituto de Cultura Árabe e Areté (Centro de Cultura Helênica). Há seis anos coordena o grupo de “Estudos da Arte”, atuando também como membro fundador do coletivo Lente Cultural, na Livraria Martins Fontes. Atualmente apresenta conferências e cursos sobre história da arte, com foco nos períodos helenístico, romano e renascentista. Mas sua principal área de atuação é a cultura islâmica. Participa ainda, na condição de especialista, em projetos de viagem com foco em países como Itália, Espanha, Marrocos, Irã, Índia, China e Japão.


Datas: 09, 16 e 23/04 (2019) (terças-feiras)
Horário – das 14h00 as 16h30 (intervalo para o café)
Carga horária: 8 horas
Valor:R$ 180,00 à vista (depósito ou dinheiro ) | R$ 200,00 (parcelado ou no cartão – 2x)
Inscrições: mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metro Tiradentes
Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso):  Rua Jorge Miranda, 43 (Sujeito à lotação)

Compartilhar