O curso híbrido acontecerá com uma aula no modo “Live Class” (aula online ao vivo) e quatro encontros presenciais com visitas in loco.

OBJETIVO GERAL
O curso “Patrimônios Paulistas” tem como objetivo visitar prédios considerados dignos de preservação pelos órgãos patrimoniais, muito em razão da relevância de todos eles no aspecto histórico, técnico e como lugares de memória. Embora o espaço urbano de São Paulo tenha passado por muitas reformas, algumas edificações ou ambientes resistiram como verdadeiros tesouros, que se escondem muitas vezes em meio às ruas movimentadas da capital e região metropolitana, à espera daqueles dispostos a lhes desvendar. Para além das informações arquitetônicas, o curso despertará reflexões acerca do tema “patrimônio”, sobre a maneira como os prédios visitados representam os diferentes grupos sociais que fundaram São Paulo, a forma como eles se articulam numa cidade agitada e pulsante, e o papel educativo de cada um destes bens.

Tendo em vista o número e a complexidade de histórias que abarcam os bens tombados em São Paulo, este curso foi organizado em módulos, e em cada um o aluno conhecerá um grupo específico de edificações. No Módulo II, intitulado “Rezar em São Paulo”, vamos visitar o patrimônio paulista que revela as diferentes religiosidades que circulam entre os habitantes da capital.

– Provocar reflexões sobre a escolha dos bens patrimoniais;
– Conhecer alguns prédios que fazem parte da lista do Patrimônio Paulista;
– Conhecer sobre o patrimônio que representa os diferentes grupos sociais que contribuíram na história de São Paulo;
– Refletir sobre a preservação do Patrimônio Paulista.

CRONOGRAMA DE AULAS

06 de outubro de 2022 (quinta-feira) das 16 às 18 horas – ON LINE
Aula 1 – MAS Educação: Rezar em São Paulo
Este primeiro encontro objetiva entender brevemente a maneira como as diferentes religiões se acomodaram em São Paulo, e o contexto que contribuiu para a inserção de alguns templos na lista dos bens patrimoniais.

08 de outubro de 2022 (sábado) – presencial – das 9 às 11 horas
Aula 2 – Rezar na Capital Modernista: Igreja Paroquial de São Domingos
Ponto de encontro: Estação Sé do metrô
As edificações dos dominicanos serão visitadas nesta aula in loco, complexo de prédios de propriedade desta ordem religiosa no bairro de Perdizes, que expressam momentos da evolução urbana da cidade de São Paulo, bem como da história arquitetônica, clerical e política do Brasil.

15 de outubro de 2022 (sábado) – presencial – das 9 às 11 horas
Aula 3 – Rezar na Metrópole Plural: o Axé Ilê Obá
Ponto de encontro: Estação Sé do metrô
O segundo bem patrimonial visitado neste módulo é o primeiro terreiro de candomblé tombado no Estado de São Paulo, que desde a década de 1950 demarca um importante território de religiosidade afro-brasileira no espaço urbano paulistano.

Data: 22 de outubro de 2022 (sábado) – presencial – das 9 às 11 horas
Aula 4 – Rezar na São Paulo dos Trabalhadores-Artistas: a Capela de Cristo Operário
Ponto de encontro: Estação Sé do metrô
O próximo templo visitado será a capela conjunta à antiga fábrica de móveis Unilabor, onde atuou um grupo de artistas importantes da cena modernista brasileira para unir arte, trabalho e religião em atividades destinadas à comunidade operária da época.

Data: 29 de outubro de 2022 (sábado) – presencial – das 9 às 11 horas
Aula 5 – Rezar na São Paulo dos Imigrantes: a Sinagoga Beth-El
Ponto de encontro: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Na última aula in loco deste módulo visitaremos a primeira grande sinagoga da comunidade judaica da cidade de São Paulo, templo inaugurado na década de 1920 a partir do financiamento de diversas famílias judaicas locais, que atualmente abriga o Museu Judaico de São Paulo.

A QUEM SE DESTINA:
O curso foi organizado especialmente para o público em geral que tem interesse em conhecer o patrimônio paulista. Contudo a abordagem também chama a atenção de historiadores e pesquisadores em geral, de estudiosos de arte, arquitetura e religião, de professores que pretendem desenvolver o tema em sala de aula, de estudantes universitários, além dos outros profissionais que se dedicam a preservação do patrimônio nas cidades brasileiras.

PROFESSOR
Fabrício Forganes Santos é Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP (2021). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Santos – UNISANTOS (2007). Professor em cursos de graduação de Arquitetura e Urbanismo e em importantes instituições museológicas de São Paulo. Membro do Conselho Consultivo do Instituto Tebas de Educação e Cultura. Membro da Comunidade do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França-SP. Pesquisador da presença negra no urbanismo brasileiro, possui produção acadêmica dedicada aos lugares de memória do Catolicismo Negro em território brasileiro. Temas de atuação: História da Cidade; Formação Urbana; História de São Paulo; Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo; Igrejas Barrocas; Catolicismo Negro; Patrimônio Afro-brasileiro; Territórios Negros.

Redes sociais: @fabricioforg

Datas: 06, 08, 15, 22 e 29 de outubro de 2022. (quinta-feira e sábados)
05 dias de aulas
Horário: dia 06 de outubro – on line – das 16 às 18 horas
dias 08, 15, 22 e 29 de outubro de 2022 – presenciais – das 9 às 11 horas
Valor: R$ 300,00 à vista
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393 – (11) 98174-3483
CERTIFICADO
Clique aqui e faça seu cadastro para receber o certificado digital ao final do curso.
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.