Localizada no município de Santo André (SP), Paranapiacaba é uma charmosa vila de arquitetura inglesa que já se candidatou a Patrimônio Mundial da Humanidade e foi testemunha de uma importante fase de expansão da tecnologia ferroviária no Brasil na segunda metade do século XIX. Lá, é possível conhecer diversas atrações culturais e tecnológicas, como o Museu do Castelinho, o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, a Igreja de Bom Jesus, o Museu Funicular, importantes locais que testemunham uma época onde as linhas férreas dominavam o país.

As estradas de ferro da região, onde se localizam as estações de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, tombadas recentemente pelo patrimônio histórico de São Paulo, foram construídas pela antiga empresa britânica SPR (São Paulo Railway) – primeira ferrovia paulista, inaugurada em 1867. Em Paranapiacaba encontra-se a segunda locomotiva mais antiga do Brasil, que pertenceu à SPR e hoje integra o acervo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).

Paranapiacaba é uma volta ao tempo – a um espaço onde não há arranha-céus, onde as ruas são estreitas, e as ruínas das casas de madeira ainda testemunham uma outra época: a São Paulo do século XIX, energizada pelo mais moderno dos transportes: o trem.

ROTEIRO:
– Estação ferroviária: Viradouro
– Locobreque
– “Big Ben” e passarela de ferro
– Pau da Missa
– Museu Funicular
– Museu do Castelo (“Castelinho”)
– Casarões Históricos: Casa Foz, Clube União Lyra Serrano, Mercado Municipal
– Igreja de Bom Jesus e cemitério da vila
– Passeio pelas ruas e observação das moradias

*Roteiro sujeito a alterações devido a comemorações religiosas ou atividades públicas que não são informadas ou planejadas com antecedência pelos seus organizadores.

A quem se destina:
O conteúdo oferece embasamento para estudiosos de Arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, religiosos, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, profissionais de todas as áreas, estudantes universitários e interessados em geral.

PROFESSORA
Vanessa Beatriz Bortulucce
 é Pós-doutora pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005), é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Universidade São Judas Tadeu e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Sacra, Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, Estética dos regimes totalitários, História em Quadrinhos, História do Design, Teoria da Comunicação, Cinema, Indústria Cultural, tradução. Pesquisadora independente, possui em seu currículo artigos e livros que abordam a análise da imagem, em seus mais variados contextos.

 INVESTIMENTO: 
R$ 220,00 à vista ou R$ 250,00 (02 vezes). Após o envio do comprovante sua inscrição estará formalizada.

Em caso de cancelamento de sua ida, pode substituir por outra pessoa até 7 dias antes da viagem.

Incluso: 
– Transporte (ônibus , ar condicionado ,TV, toalete) que ficará à disposição durante a viagem.
– Rádio transmissores
– Todo o translado das atividades será feito com o ônibus fretado.
– Monitoria – Profª Drª. Vanessa Beatriz Bortulucce

Não incluso: despesas com refeições, bebidas.


Turma 1 – ESGOTADO
Datas: 28 de janeiro de 2023 (sábado)
Horário de saída: 8h
Horário de retorno: 
previsão – 18h
Carga horária
: 10h
Vagas: 35

Turma 2
Datas: 1 de Abril de 2023 (sábado)
Horário de saída: 8h
Horário de retorno: 
previsão – 18h
Carga horária
: 10h
Vagas: 35

Saída e Retorno: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz. Metro Tiradentes.
Ponto de encontro: Estacionamento do Museu de Arte Sacra de São Paulo – Rua Jorge Miranda, 43
Inscrições
mfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 3322- 2393
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Metrô Tiradentes
Estacionamento gratuito (sujeito à lotação) – Rua Jorge Miranda, 43 – Luz


No final do curso o aluno receberá o certificado.

Compartilhar