MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois disso, são automaticamente retiradas do sistema.

Objetivo geral
Analisar o imaginário medieval, identificando simbologias cristãs e pagãs relacionadas aos diferentes seres prodigiosos medievos: santos, seres sagrados, fadas, duendes,lobisomens etc.

Objetivos Específicos
Compreender o pensamento holístico e sagrado medieval cristão e a evolução desse pensamento.
Investigar as relações entre os conceitos de natural e sobrenatural no pensamento medieval.
Analisar figuras sobrenaturais do imaginário simbólico medieval.
Identificar e inter-relacionar características e origens, símbolos e narrativas dos seres sobrenaturais da Idade Média.
Inter-relacionar elementos estéticos, literários, religiosos, filosóficos e culturais próprios da dimensão simbólica e histórica dos seres sobrenaturais do imaginário medieval.
Comparar o imaginário sobrenatural medieval ao imaginário contemporâneo brasileiro.

Ementa
Este curso, em seis encontros, propõe-se.

Programa
Como olhar o sobrenatural na Idade Média;
O conceito de Sagrado na Idade Média;
A sacralização pela relíquia religiosa;
A vida como uma peregrinação rumo a si mesmo;
Os santos e os eremitas;
Fadas, feiticeiras e moiras;
Os vampiros, os gigantes e os duendes;
Os lobisomens e outros metamorfoseados;
Os homens selvagens;

PÚBLICO ALVO/ ESCOLARIDADE
O conteúdo oferece embasamento para estudantes de Artes, História, Letras, Filosofia e interessados em geral dispostos a investigar o imaginário e cultura associados à imagem de Satanás, inclusive, na sua interface com a a arte, a literatura, a religião, a filosofia e a cultura medieval e contemporânea.

SOBRE O DOCENTE
O Prof. Dr. José Luís Landeira é professor do Museu de Arte Sacra de São Paulo, formado em Línguas e Literaturas Neolatinas pela Universidade de Coimbra, mestre em Filologia e Língua Portuguesa (USP) e doutor em Linguagem e Educação (USP), é pós doutor em “Materialidades da Literatura” pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Sua pesquisa incide sobre as relações entre a Idade Média e a Contemporaneidade; a Linguagem Artística e a Transcendência

Período: 06 dias de aulas
Aulas: 07, 09, 14, 16, 21 e 23 de julho de 2025 (segundas e quartas)
Horário: das 17h às 19h
Carga horária: 12h
Valor: R$ 310,00 à vista
Inscrições: cursos@museuartesacra.org.br
Whatsapp: +55 (11) 99144-3223 ( somente mensagens )
No final do curso o aluno receberá o certificado

BIBLIOGRAFIA
Huizinga, Johan. O outono da Idade Média. São Paulo: Penguin Companhia, 2021
CROATTO, José Severino. Experiencia de lo sagrado – Estudio de la fenomenologia de la religión. Buenos Aires (Argentina), Estella (Espanha): Guadalupe, Verbo Divino, 2002.
ECO. Umberto (org.). Idade Média (4 volumes). 2.a ed. Alfragide (Portugal): Dom Quixote, 2016.
FRANCO JR, H. A Eva Barbada: ensaios de mitologia medieval. São Paulo: EDUSP, 2010.
HILL, Jonathan. História do Cristianismo. São Paulo: Rosari, 2007.
LE GOFF, Jacques et alii. O homem medieval. Lisboa: Presença, 1989.
LE GOFF, Jacques e SCHMITT, Jean-Claude (Dir.). Dicionário temático do Ocidente Medieval. Bauru, SP: EDUSC, 2002.
LE GOFF, Jacques. Para um novo conceito de Idade Média. Tempo, trabalho e cultura no Ocidente. Lisboa: Estampa, 1980.
_. O maravilhoso e o cotidiano no Ocidente medieval, Laterza, Roma-Bari, 1983.
MAGALHÃES, ACM., et al., orgs. O demoníaco na literatura[online]. Campina Grande: EDUEPB, 2012. pp. 277-290. ISBN 978-85-7879-188-9. Disponível em: http://books.scielo.org/id/y742k/pdf/magalhaes-9788578791889-21.pdf
MORÁS, Antonio Pasqual Vicente. Os entes sobrenaturais na Idade Média: imaginário, representações e formas de ordenamento social no período. 2000. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000. Acesso em: 25 abr. 2025.
PEREIRA, R. DE C. M. Linguagem, saberes e mediação sobrenatural: magia, clerezia e intervenção sobre a natureza no cotidiano e nas representações do Ocidente Medieval. Acta Scientiarum. Education, v. 34, n. 1, p. 51-60, 29 mar. 2012.
Compartilhar