Objetivo Geral
Construir uma escultura individual que fará parte de um presépio coletivo, que será exposto no Museu de Arte Sacra de São Paulo. O aluno levará para casa a obra.

Objetivos Específicos
– Levar o participante a conhecer todo o processo de fatura de uma escultura em papel machê, desde a criação até a finalização, resgatando a felicidade na produção de sua própria peça.
– Descaracterizar o uso do papel machê como material de menos valia, mostrando soluções e técnicas eruditas que enriquecem o resultado do trabalho artístico.
– Despertar no participante o prazer e a curiosidade ao pesquisar e selecionar os personagens que comporão o presépio coletivo.
– Capacitar os participantes a produzirem suas próprias obras num ambiente propício a experimentações, descobertas e criação.

Plano de curso:
Troca de conhecimentos, vivências profissionais, práticas, pesquisas e intuição serão os elementos que levarão os participantes a compreenderem o processo criativo/construtivo de uma obra em papel machê.
As peças serão criadas, esculpidas e construídas, com apropriação das diversas técnicas referentes ao processo, inclusive de conservação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Breve histórico sobre a origem do papel machê
– Imagens ligeiras
– Papel machê x papietagem
– Várias possibilidades/aplicações
– Papel machê no Brasil

O Presépio
– Tipos
– O napolitano e suas características
Prática, exercícios e desenvolvimento das habilidades criativas no uso dos materiais escultóricos (modelagem, proporcionalidade, etc)
Composição, partindo do conceito que através do concreto (prática) é que se chega ao abstrato (teoria)

METODOLOGIA
1) Aulas expositivas, ilustradas com projeção /peças prontas e apostila com receitas e dicas de modelagem e escultura.
A primeira aula será expositiva, em sala de projeção, para o conhecimento das peças a serem confeccionadas, bem como um histórico breve da instrutora, integração da turma através de dinâmica, apresentação dos diferentes tipos de presépio e do suporte papel machê.
Alguns trabalhos serão expostos para apreciação dos alunos.

2) Serão confeccionados diferentes tipos de moldes para a confecção das peças de extremidades (cabeça, mãos com braços e pernas), como silicone de condensação, cerâmica fria (massa de modelagem) tipo DAS e gesso. Esta aula será totalmente prática, onde todos os alunos participarão efetivamente do processo de modelagem.

3) Com o arame serão montados os esqueletos dos personagens que farão parte do presépio e com malha de trapilheria (substituindo o feno) serão feitos os corpos.

4) O conhecimento da matéria papel, vários tipos e suas peculiaridades levarão os alunos a se apropriarem dos conceitos e técnicas que a norteiam, assim, cada um dos alunos irá preparar a massa de papel com a receita básica para este fim, após esta etapa, esta massa será aplicada nos moldes ou nos casos em que não houverem moldes, serão moldadas com estecas. Esta aula precisa ser no sábado e domingo, pois requer um tempo maior para a confecção de todas as partes e o tempo de secagem das mesmas seria o restante do mês.

5) Após as aulas de conhecimento, estrutura e modelagem do papel machê, serão ministradas as aulas de acabamento, no caso será utilizado o aparelho Leukas, com a cola de coelho e o gesso crê.

6) Após todas as peças aparelhadas e pintadas, estas serão acopladas aos corpos.

7) Serão oferecidas noções de costura à mão, para a confecção dos vestuários.

8) Já com o conhecimento sobre o material, serão criados os cenários e animais de entorno do presépio.

9) A participação efetiva de todos os alunos durante todas as atividades se farão de forma lúdica como deve ser um estudo de artes.

10) No último dia de aula todos estarão aptos e capacitados para criar e confeccionar uma obra em papel machê com acabamento erudito.

Professora
Maria Madalena Marques de Oliveira (Madalena Oliveira)
Curso de Restauração e Conservação – Museu de Arte Sacra de São Paulo
Pós-graduação em Comunicação com o Mercado – Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM
Graduação em Licenciatura /Artes Plásticas – UFU – Universidade Federal de Uberlândia
Produção artes em tecido, papel machê, papelão, biscuit etc
TV Integração (Rede Globo) – Arte-finalista
Bordadeira autônoma

Artesã desde criança, desenvolve trabalhos manuais em tecido, (arraiolo, kilim, tecelagem, etc)
Participou de vários eventos públicos como retratista, principalmente de fisionomia.
Participou de exposição na Casa de Cultura de Uberlândia com retratos de casario de Monte Carmelo em lápis aquarela.
Participou de exposição na Casa da Fazenda-Academia Brasileira de Arte, Cultura e História (Abach), com telas de jabuticabeiras realistas.
Exposição Gente de Papel, de 10/2018 a 02/2019 – Limeira- SP
De 06/04 a 03/06/2019 – MAS – Metrô Tiradentes – São Paulo-SP

09 meses de aula – 16h mensais

Datas:
Março de 2020 – 28/29 (sábado e domingo)
Abril de 2020 – 25/26 (sábado e domingo)
Maio de 2020 – 23/24 (sábado e domingo)
Junho de 2020 – 27/28 (sábado e domingo)
Julho de 2020 – 25/26 (sábado e domingo)
Agosto de 2020 – 29/30 (sábado e domingo)
Setembro de 2020 – 26/27 (sábado e domingo)
Outubro de 2020 – 24/25 (sábado e domingo)
Novembro de 2020 – 28/29 (sábado e domingo)

Carga horária: 144 h
Horário: das 9 às 17h (intervalo para o almoço)
Vagas: 25
Valor: R$ 400,00 mensal (caso a opção seja depósito ou dinheiro) R$ 450,00 no cartão
R$ 3.000,00 à vista
Todo o material do curso esta incluso no investimento
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Metrô Tiradentes
Ao final do curso o aluno receberá o certificado de participação.