O Museu de Arte Sacra de São Paulo têm o prazer de convidá-los para a palestra gratuita: Os Retratos Régios no mundo luso-brasileiro: entre Arte e Função“, que será ministrada pelo Prof. Dra. Patrícia Delayti Telles.

Prof. Dra. Patrícia Delayti Telles

A partir dos retratos régios da família real portuguesa presentes no acervo, busca-se discutir as circunstâncias que envolvem a produção das pinturas de retratos; sua função histórica e social, a necessidade política deste tipo de representação (e suas diversas cópias), além de aspectos técnicos, como a escolha do artista, a composição das cenas e iconografia a partir de modelos internacionais.

PALESTRANTE:
Profa. Dra. Patricia Delayti Telles
– pesquisadora de pós-doutorado no Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP) da Universidade de Coimbra e no Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA) da Universidade de Évora, em Portugal, com financiamento da Fundação para a Ciência de Tecnologia (FCT). É doutora em História da Arte pela Universidade de Évora (2015), tem Mestrado em Arts Administration (Columbia University, Nova York, 1996), pós-graduação em História da Arte e Arquitetura no Brasil (PUC/RJ, 1992) e licenciatura em economia (PUC/RJ, 1988). Especializou-se em História da Arte e Arquitetura no Brasil (PUC/RJ, 1989). Foi bolsista da Fundação Calouste Gulbenkian (2015/2016) e da Organization of American States (OAS, 1995/1997), vencedora dos prémios Dahesh Museum Prize (2011) da Association of Historians of Nineteenth Century Art (AHNCA). Autora de “O cavaleiro Brito e o Conde da Barca – dois diplomatas portugueses e a “missão francesa” de 1816 ao Brasil (Lisboa, Sistema Solar, 2017) e coautora do catálogo “O retrato do rei D. João VI” (Artepadilla, 2019) com o Prof. Dr. Paulo Knauss (UFF/ RJ).

Data: 06 de setembro de 2022 (terça-feira)
Horário: 16h
Onde: A palestra será virtual, transmitida ao vivo pelo canal de YouTube do MAS SP.
Não é necessária inscrição.
Informações: (11) 3322.5393