MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo), sendo as aulas gravadas. As gravações são disponibilizadas aos alunos três dias após cada aula ao vivo e ficam disponíveis durante todo o período do curso e por mais 15 dias após seu término. Depois disso, são automaticamente retiradas do sistema.

A Monalisa de Leonardo, O Grito de Munch são obras que se tornaram conhecidas do grande público principalmente devido aos pensamentos intrigantes que despertam em nós. Algumas pinturas parecem guardar segredos que desafiam o tempo e a lógica.As pinturas misteriosas sempre despertaram a curiosidade e fascínio do público ao longo da história. Elas costumam envolver elementos enigmáticos, expressões ambíguas ou símbolos difíceis de decifrar. O mistério pode estar em detalhes ocultos, na história do autor ou nas circunstâncias da criação da obra.

Há quem acredite que certas obras possuem significados ocultos ou mensagens codificadas. Elas revelam o poder da arte em provocar reflexão e emoção. Como compreender o significado de uma obra? É o que este curso pretende debater, a partir da análise de pinturas selecionadas.

19 de setembro de 2025
AULA 1 – Retrato de Um Cartuxo (1446),  de Petrus Christus

26 de setembro de 2025
AULA 2 – Retrato do Dr. Haustein (1928), de Christian Schad

03 de outubro de 2025
AULA 3 – A Tempestade (1508), de Giorgione

10 de outubro de 2025
AULA 4 –  Fim de Romance (1912), de Antonio Parreiras 

PROFESSORA
Vanessa Beatriz Bortulucce é Pós-doutora pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005), é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI) e  Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Sacra, Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, Estética dos regimes totalitários, História em Quadrinhos, História do Design, Teoria da Comunicação, Cinema, Indústria Cultural, tradução. Pesquisadora independente, possui em seu currículo artigos e livros que abordam a análise da imagem, em seus mais variados contextos.

Período: 4 dias de aulas
Aulas:  19, 26 de setembro, 03 e 10 de outubro de 2025 (sextas-feiras)
Horário: das 17h às 19h
Carga horária: 08 horas
Valor: R$ 180,00 à vista
Inscrições: cursos@museuartesacra.org.br
Whatsapp: +55 (11) 99144-3223 (somente mensagens )
No final do curso o aluno receberá o certificado

BIBLIOGRAFIA
BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru: Edusc, 2004.
CHILVERS, Ian (org.). Dicionário Oxford de arte. Tradução Marcelo Brandão Cipolla. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
FRANCASTEL, Pierre; FRANCASTEL, Galienne. El retrato. Madrid: Ediciones Cátedra. Cuadernos de Arte, 1978.
Compartilhar