MÉTODO
O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.

Objetivo geral
Investigar os processos de escrita e preservação, bem como os conteúdos dos principais manuscritos medievais para a produção da cultura em Língua Portuguesa.

Objetivos Específicos
– Conceituar o manuscrito medieval em seu contexto histórico, social e cultural.
– Desenvolver uma breve história do manuscrito medieval em seu contexto medieval.
– Relacionar o manuscrito medieval, a escrita e a leitura a seu significado simbólico no contexto medieval.
– Identificar os principais elementos que compõem o manuscrito medieval.

Ementa
Este curso, em três encontros, propõe-se apresentar uma breve evolução no mundo medieval de produção dos manuscritos, do trabalho de copistas e ilustradores, de modo especial, na construção da cultura em língua portuguesa.

Programa
O programa será cumprido de forma linear, no que respeita à progressão dos temas favorecendo sempre as produções que melhor interessem para a compreensão da produção da cultura brasileira.

PÚBLICO ALVO/ ESCOLARIDADE
O conteúdo oferece embasamento para estudantes de Artes, História, Letras, Filosofia e demais público em geral que deseje investigar o imaginário e cultura medievais e sua preservação por meio da produção de manuscritos, inclusive, na sua interface com a a arte, a literatura, a religião, a filosofia e a cultura medieval e contemporânea.

SOBRE O DOCENTE
O Prof. Dr. José Luís Landeira é professor do Museu de Arte Sacra de São Paulo, formado em Línguas e Literaturas Neolatinas pela Universidade de Coimbra, mestre em Filologia e Língua Portuguesa (USP) e doutor em Linguagem e Educação (USP), é pós doutor em “Materialidades da Literatura” pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Sua pesquisa incide sobre as relações entre a Idade Média e a Contemporaneidade; a Linguagem Artística e a Transcendência.

Programa
03 de maio de 2022 (terça-feira)
aula 1: COMPREENDENDO A IMPORTÂNCIA DO MANUSCRITO MEDIEVAL
A Idade Média e a escrita; Como surgiram e se preservaram os manuscritos; Do rolo ao códice; O papel dos mosteiros e os ilustradores profissionais; A função social dos manuscritos.

10 de maio de 2022 (terça-feira)
aula 2: COMPREENDENDO A BELEZA DO MANUSCRITO MEDIEVAL
O valor da leitura e da escrita no ambiente medieval;  A sacralidade do texto escrito; Os elementos constitutivos de um manuscrito medieval; A evolução dos suportes e do estilo das letras; Os iluminadores.

17 de maio de 2022 (terça-feira)
aula 3: MANUSCRITOS MEDIEVAIS IMPORTANTES PARA A CULTURA EM LÍNGUA PORTUGUESA
A influência mourisca nos manuscritos ibéricos; Os Beatos de Liébana; As Cantigas de Santa Maria de Afonso X; Os cancioneiros das cantigas medievais galaico-portuguesas; Outros manuscritos ibéricos importantes: A canção de Rolando e O cantar de Mio Cid, o Códice Calixtino;

[Manuscritos europeus importantes: Os livros das horas; O Chaucer de Hengwrt; Principais Bíblias;  Carmina Burana]

Datas: 03, 10 e 17 de maio de 2022 (terças-feiras)
Aulas
: das 17h às 19h
Valor: R$ 140,00
Inscriçõesmfatima@museuartesacra.org.br
Informações: (11) 5627.5393 – (11) 98174-3483
CERTIFICADO
Clique aqui e faça seu cadastro para receber o certificado digital ao final do curso.
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.