COLETIVA DE PRESÉPIOS CHEGA AO MAS/SP

“Os Artesãos e seus Presépios III” é o resultado da parceria entre MAS/SP e SUTACO

Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dando sequência aos eventos comemorativos de seu Jubileu de Ouro a ser completado em Junho de 2020, inaugura coletiva de presépios com obras inéditas criadas por artesãos.

Na Sala MAS/Metrô Tiradentes, a terceira edição de “Os Artesãos e seus Presépios”, em parceria com a SUTACO – Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades, sob a curadoria de Renan Quevedo, exibe uma seleção de 34 conjuntos criados por 29 artistas do Estado de São Paulo.

O MAS/SP, ciente de sua responsabilidade em ser um guardião da história e disseminador de cultura, trabalha em parceria com diversas instituições para oferecer ao público mais opções de ações culturais. A Sala MAS/Metro Tiradentes é o resultado da união da instituição com a Companhia do Metropolitano de São Paulo | Metrô. “Os eventos aqui realizados demonstram claramente que, bons resultados podem ser alcançados quando as instituições se unem em favor da cultura”, define José Carlos Marçal de Barros, Diretor Executivo do Museu de Arte Sacra de São Paulo.

Nesta exposição, o curador destaca que “(….) o que é feito é tão importante quanto quem faz”. Elaborados com materiais plurais, as peças dos artesãos retratam, através de materiais e temas regionais, como cada obra reflete sua vida, com dificuldades, sonhos, anseios, desejos e outras emoções projetadas na tríade da Sagrada Família.

Olhamos para este nascimento como uma possibilidade de renascimentos”.
Renan Quevedo

Exposição: “Os Artesãos seus Presépios III
Artistas: Alice de Oliveira, Andrea Maria Gozzi, Carlos Alberto Escudeiro, Celso Alves de Souza, Décio de Carvalho, Eunice Baía, Fabio Cerio, Fátima Nunes, Francisco Lázaro Alves, Gaudí do Paraisópolis (Estevão Silva Conceição), Giovanna Goeldi, Hélio Marques, Ivonete de Souza Carraro, Isa Hiray, Isaura Lima, Júlio César Coelho, Kathia Lippi Zolubas, Lessi, Mada Marques, Magali Lopes, Márcio Mazon , Maria Lucia Fagundes, Marli Trinanes , Milton Cruz, Nilda Neves, Silvia Paulita, Silvana Nahhat Maluhy, Sueli Regina Lopes, Vagner Rodrigues.
Curadoria: Beatriz Freitas, Renan Quevedo
Abertura: 30 de novembro de 2019, sábado, às 11h
Período:
01 de dezembro de 2019 a 05 de janeiro de 2020
Horários: Terça-feira a domingo, das 9 às 17h
Local: Sala MAS/Metrô Tiradentes – www.museuartesacra.org.br
Estação Tiradentes do Metrô – São Paulo – SP
Tel.: 11 3326-5393 – agendamento / educativo para visitas monitoradas
Ingresso: Grátis aos usuários do Metrô
Número de obras: 35
Técnicas: Modelagem, pintura, esmaltação e queima, marcenaria, escultura em madeira, trançado e tingimento em palha de milho, reciclagem de papel e torção em metal
Dimensões: Variadas