O curso acontecerá no modo “Live Class” (aula online ao vivo) pelo MAS Educação, plataforma de cursos on-line do Museu de Arte Sacra. É obrigatório o cadastro no site para todos os interessados assim que realizar a inscrição. Você pode se cadastrar clicando aqui, caso haja dúvidas de como usar o site, você pode assistir aos tutoriais neste link.

OBJETIVO
Por quais motivos a década de 20 é conhecida como “os anos loucos”? O que este período possui de tão especial para ser, de tempos em tempos, recuperado, revisitado e novamente trazido aos debates? Dez anos que testemunharam o jazz¸ a ascensão de Mussolini, o cabaré, o Art Déco, a revolução na moda, as artes gráficas, a descoberta da tumba de Tutankhâmon, a criação da URSS e tantos outros acontecimentos emblemáticos serão, neste curso, analisados a partir de uma seleção de imagens, divididas em áreas temáticas. Visitaremos os anos 20 motivados por um olhar interdisciplinar e contemporâneo.

13 de agosto de 2021
AULA 1 – uma década agridoce

20 de agosto de 2021
AULA 2 – A poética da arquitetura

27 de agosto de 2021
AULA 3 – As tendências artísticas: o Rappel à l´ordre

03 de setembro de 2021
AULA 4 – As artes gráficas

10 de setembro de 2021
AULA 5 –  o Design e os objetos

17 de setembro de 2021
AULA 6 – A cultura de massa: publicidade e cinema

24 de setembro de 2021
AULA 7 – a moda e os costumes

01 de outubro de 2021
AULA 8 – um final melancólico

PROFESSORA
Vanessa Beatriz Bortulucce é Pós-doutora pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Mestra em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005), é docente nas seguintes instituições: Centro Universitário Assunção (UNIFAI), Universidade São Judas Tadeu e Museu de Arte Sacra de São Paulo. Tem experiência na área de História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Sacra, Arte Moderna, Arte Contemporânea, Futurismo Italiano, Umberto Boccioni, Estética dos regimes totalitários, História em Quadrinhos, História do Design, Teoria da Comunicação, Cinema, Indústria Cultural, tradução. Pesquisadora independente, possui em seu currículo artigos e livros que abordam a análise da imagem, em seus mais variados contextos.

PÚBLICO
O conteúdo do presente curso está voltado para estudiosos de arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e comunicação social, pesquisadores, estudantes e demais profissionais que utilizem a imagem em suas atividades, bem como interessados em geral.

Datas: 13, 20, 27 de agosto, 03, 10, 17, 24  de setembro e 01 de outubro de 2021 (sextas-feiras)
Aulas: das 16h00 às 18h00
Valor: R$ 360,00
Informações: (11) 5627.5393 – (11) 98174-3483
CERTIFICADO
Clique aqui e faça seu cadastro para receber o certificado digital ao final do curso.
As aulas serão ministras online na plataforma Zoom.